sexta-feira, 30 de maio de 2008

II.º Simpósio Psicosoma

Realiza-se no próximo dia 14 de Junho de 2008 o “IIº Simpósio PSICOSOMA – Educação Especial”, no auditório da Casa da Cultura em Oliveira do Hospital.
Este simpósio que tem a colaboração do nosso Agrupamento e a organização está a cargo da empresa Psicosoma, que quer repetir o êxito alcançado no primeiro simpósio sobre esta temática tão importante para o aperfeiçoamento da nossa educação com alunos de Necessidades Educativas Especiais.
Desta forma pretende trazer a Oliveira do Hospital alguns dos melhores especialistas nesta área, para assim percebermos e reunirmos ideias que nos permitam compreender as especificidades e particularidades desta área da Educação.
Os temas a abordar são: Terapia da Fala, Dislexia, Família e Afectos e Inclusividade.
A inscrição e o programa estão em:

domingo, 18 de maio de 2008

Teatro Escolar


Terminaram no passado sábado 17 de Maio de 2008, as “Primeiras Jornadas de Teatro Escolar – Dramatizando”, que decorreram na Casa da Cultura César de Oliveira.
A organização deste evento esteve a cargo da Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, Agrupamento de Escolas da Cordinha e da Escola Secundária.
As peças apresentadas nos últimos dois fins-de-semana pelos alunos do nosso Agrupamento foram:
- “A Branca de Neve ensina a recriar”, 1.º e 2.º anos da EB1 de Gramaços / AEC’s;
- “A Carochinha e a Alimentação”, 1.º e 2.º anos da EB1 da Lageosa / AEC’s;
- “O Dentinho de Ouro”, EB2,3 de Oliveira do Hospital;
- “A Branca de Neve e os Sete Anões”, EB2,3 de Oliveira do Hospital;
- “Auto da Barca do Inferno”, EB2,3 de Oliveira do Hospital.
Todas as peças apresentadas foram de enorme qualidade e demonstraram o muito trabalho já feito. Foi mesmo surpreendente ver a qualidade e o à vontade de muitos alunos, nas suas representações.
O Clube de Expressão Dramática e Corporal e o Amigos da Biblioteca são sem dúvida apostas ganhas na nossa Escola.
A Casa da Cultura esteve sempre cheia em todas as sessões, o que faz pensar na necessidade de uma sala de espectáculos maior em Oliveira do Hospital.
Parabéns a todos os alunos e professores que estiveram envolvidos em todas as peças e que tornam este Agrupamento cada vez, COM MAIS VIDA.

Dia Internacional da Família



Esteve patente na nossa Biblioteca uma exposição sobre o “Dia Internacional da Família”, que se comemorou no passado dia 15 de Maio de 2008.
Os trabalhos realizados pelos alunos da nossa Escola no âmbito da disciplina de EMRC.

Manipulação de Extintores



Os Auxiliares de Acção Educativa da nossa Escola tiveram uma acção de formação no passado dia 14 de Maio de 2008, subordinada ao tema “Uso e manipulação de Extintores”.
Esta acção organizada pelo Conselho Executivo, contou com a colaboração da Beira Fogo e realizou-se inicialmente no Anfiteatro (parte teórica) e no exterior (parte prática).
Todos tiveram a oportunidade de manipular extintores em situação real de fogo.
A acção teve como objectivos, testar a capacidade de reacção e elevar o nível de conhecimentos sobre o tema. Tudo isto tendo em conta o Plano de Emergência e a sua reformulação que está em curso.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Concurso Literário 2008

A Câmara Municipal e as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolares dos Agrupamentos e da Escola Secundária promoveram um Concurso Literário, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, destinado a crianças e alunos que frequentam o Pré-escolar e o 1.º, 2.º e 3.º CEB.


Na 1.ª fase de selecção foram apreciados pelo júri 156 trabalhos, dos quais foram seleccionados pelos Agrupamentos de Escolas 22 para a 2.ª fase de selecção.

Quanto aos vencedores do Concurso Literário 2008:

- Escalão A (Pré-Escolar): Jardim de Infância de Vila Franca da Beira;


- Escalão D (3.º CEB): Beatriz Teixeira Pinto, aluna da turma do 9.º C da Escola do 2.º e 3.º CEb de Oliveira do Hospital. Texto autobiográfico baseado no livro - Um beijo no pé, de Maria Teresa Maia Gonzalez.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

CEF de Jardinagem



Os alunos do CEF de Jardinagem vão entrar no seu estágio profissional, integrado no curso que estão a tirar na nossa Escola (equivalência ao 9.º ano).
A Escola agradece aos alunos deste curso, por todos os trabalhos realizados nos espaços ajardinados da Escola.
Desejamos também muitos sucessos e que agora muitas portas se abram no mercado de trabalho.
Para o próximo ano lectivo irá abrir mais um curso CEF de Jardinagem - Tipo 1, para alunos que frequentem ou que vão frequentar o 5.º ano.

António Torrado (Escritor do Mês)

O escritor António Torrado foi o escolhido pela equipa da Biblioteca da nossa Escola, para ser o escritor do mês.
António Torrado é poeta, dramaturgo, contista, novelista, professor e formador de professores, contador de histórias, jornalista, editor e produtor na televisão.
Nasceu em Lisboa em 1939, começou a publicar aos 18 anos e não parou mais. A sua produção já ultrapassa a centena de títulos.
Formou-se em Filosofia na Universidade de Coimbra.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dia da Europa


Hoje comemora-se o "Dia da Europa".
Está patente na nossa Biblioteca uma exposição organizada pelas turmas C e D do 7.º ano.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Canções da Terra

Ainda no âmbito do "Dia da Terra", as turmas do 4.º ano do 1.º CEB da Escola de Oliveira do Hospital, instaladas na nossa Escola, apresentaram no Polivalente canções alusivas à preservação da terra e meio ambiente.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Olímpiadas de CSH


Realizaram-se na tarde do dia 30 de Abril de 2008 na nossa Escola, as "Olímpiadas de Ciências Sociais e Humanas".
Estas Olímpiadas dirigim-se a alunos dos 6.º e 9.º anos.

Escritora Ana Macedo


A escritora Ana Macedo esteve na nossa Escola no dia 28 de Abril de 2008, numa acção canalizada para alunos do 3.º CEB.
Ana Macedo foi escolhida pela equipa da Biblioteca da nossa Escola, como a escritora do mês.
Foi um encontro bastante agradável, onde os nossos alunos tiveram a oportunidade de formular bastantes perguntas a esta jovem escritora.

Acção de Formação de QI


Realizou-se na nossa Escola uma Acção de Formação de QI - Quadros Interactivos, para os professores do noso Agrupamento.
Esta acção permitiu uma aquisição de conhecimentos, de modo, a rentabilizar os recursos existentes.

Campeonatos de Natação

Decorreram em Coimbra as finais regionais de Natação do Desporto Escolar.
A nossa Escola está de parabéns pelos resultados alcançados pelos nossos representantes: Miguel Nobre e Beatriz Antunes.
O jovem Miguel Nobre (iniciado) foi Campeão na prova de 50 m Bruços, resultados:
- 50 m Bruços - 1.º
- 50 m Livres - 2.º
- 100 m Livres - 2.º
A Beatriz Antunes (iniciada) ficou em 8.ª posição na prova de 50m livres.

Formação contínua em Matemática


Realizou-se na nossa escola uma Formação Contínua de Matemática: Que perspectivas?.
Esta formação está enquadrada numa iniciativa do Ministério da Educação, que incumbiu o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e a Escola Superior de Educação de Coimbra de implementar no distrito de Coimbra o "Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 2.º ciclo do Ensino Básico".
Neste sentido, a conferência promovida pelo Dr. Jaime Carvalho e Silva e pela Drª. Helena Albuquerque (Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra) para os docentes da nossa escola teve dois momentos: Situação internacional do ensino da Matemática e Apresentação do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2.º ciclo.