sexta-feira, 26 de março de 2010

Trabalhos do Eco-Escolas


O Clube Eco-Escolas construiu vários trabalhos alusivos ao "Dia da Árvore" e à "Primavera", que estiveram expostos por toda a Escola.

Plantação de Árvores

Os alunos do 1.º CEB deste Agrupamento e o Clube Eco-Escolas, participaram no passado dia 22 de Março de 2010, na plantação de árvores numa área ardida, em Aldeia das Dez.
Esta actividade foi organizada por uma turma do 12.º ano da Escola Secundária, que contou com o apoio da Câmara Municipal entre outras entidades.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia da Árvore




Comemorou-se na nossa Escola o Dia da Árvore, com a plantação de algumas árvores, tais como: Nogueira, Tileira e Carvalho.
Esta actividade estava enquadrada nas comemorações do Centenário da República Portuguesa da nossa Escola.
Tendo sido escolhida para árvore centenária a Nogueira, foi também plantada uma Tileira, tendo em conta o registo já existente de uma, no mapa das árvores centenárias.

terça-feira, 23 de março de 2010

Simulacro de Evacuação

Realizou-se hoje de manhã pelas 11h30 na nossa Escola, um Simulacro de Evacuação.
Este simulacro foi o culminar da formação efectuada a toda a comunidade escolar.
A evacuação foi efectuada em 4 minutos e 23 segundos, o que foi excelente para este primeiro teste.
Estiveram presentes os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e o Técnico Superior da ANPC (Autoridade Nacional da Protecção Civil) de Coimbra – Dr. Carlos Cruz, a quem agradecemos por toda a colaboração dada.
Ao professor Jorge Fonseca responsável por toda a formação na nossa Escola, também agradeço, por todo o trabalho efectuado e que culminou no sucesso do simulacro.
No final da actividade foi feita uma reunião entre os responsáveis pelo simulacro, na qual foi feito o balanço do mesmo.
Aproveito para dar os parabéns a todos os professores, alunos e funcionários pelo empenho e responsabilidade que implementaram na evacuação, que mereceu os maiores elogios das entidades presentes.

O Director:
Luís Ângelo

Semana do PI


O Departamento de Matemática realizou a Semana do "PI".
Na Biblioteca da Escola esteve patente uma exposição de trabalhos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Semana da Leitura

Durante a Semana da Leitura organizada pela Biblioteca, muitas foram as actividades realizadas.
O principal objectivo foi conseguido... os livros foram folheados e lidos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ano Internacional da Biodiversidade

Em 2010, vão realizar-se as actividades para a celebração do Ano Internacional da Biodiversidade, um tema actual, que se reveste de grande importância na nossa vida e, se for tratado com a responsabilidade e o respeito que lhe é devido, vai despertar consciências e levar as nossas crianças a construir para si um futuro bem melhor.

A TERRA é de todos!

A Terra é a nossa casa e a de todos os mamíferos, peixes, insectos, flores, plantas e árvores. A vida só será possível se cuidarmos da nossa casa com muito carinho.

Se cada um de nós ajudar a manter a escola limpa, as ruas, os jardins, as florestas, os rios, as praias; se proteger os animais e plantas que precisam da nossa ajuda para sobreviver e respeitar todos os lugares e pessoas que habitam a terra, então continuaremos a ter o nosso Planeta Azul, fantástico.

O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção de espécies que são irrecuperáveis. Vamos todos contribuir para que isso não aconteça.

Com o intuito de sensibilizar para a importância da preservação ambiental, os Jardins-de-infância prepararam os trajes para o desfile de carnaval, subordinados ao tema “A BIODIVERSIDADE”.


Departamento de Educação Pré-escolar

quinta-feira, 11 de março de 2010

Nariz Vermelho



Foi um sucesso a actividade realizada ontem do Nariz Vermelho - Doutor Palhaço. Mais de 700 pessoas participaram na formação do gigante nariz humano.
Obrigado a todos pela colaboração.
Foi um exemplo dado a todo o país.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Operação Nariz Vermelho – “Doutor Palhaços”

A Escola do 2.º e 3.º CEB de Oliveira do Hospital, vai formar um nariz humano gigante com cerca de 700 pessoas (alunos, professores e funcionários), na próxima quarta-feira dia 10 de Março de 2010 pelas 15h00.
Esta actividade está enquadrada no âmbito da área curricular não disciplinar de Área de Projecto, da turma do 6.º H.
Esta turma decidiu colaborar com a Operação Nariz Vermelho – Doutor Palhaços, associação com fins não lucrativos, que anima as crianças internadas nos hospitais oncológicos do país.
Na impossibilidade da turma se fazer deslocar a um hospital para entregar os fundos recolhidos devido à pandemia da Gripe A, a associação sugeriu que se organizasse na Escola, o Dia do Nariz Vermelho. Assim, uma das actividades indicadas foi a formação de um Nariz Vermelho Humano com o intuito de divulgar o trabalho da associação.
Foi então que a turma do 6.º H meteu mãos à obra e propõe-se formar um Nariz Humano com cerca de 700 pessoas.
É importante criar na comunidade educativa o espírito da solidariedade e com pequenos gestos, podemos conseguir fazer sorrir quem, por algum motivo está a sofrer.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Sarau "Ajudar a Madeira"



Realizou-se ontem à noite um Sarau "Ajudar a Madeira" na Casa da Cultura César de Oliveira, organizado pelo nosso Agrupamento e com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vitimas da calamidade que ocorreu naquela ilha.
Os dois grupos convidados foram fantásticos e prenderam a plateia com muita animação.
Até segunda-feira dia 8 de Março de 2010, todos os fundos recolhidos podem ser entregues na Escola Sede do Agrupamento.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Escola fecha por greve

Por motivo de greve da função pública que está a decorrer no dia de hoje, a Escola sede irá fechar às 11h00.
Informam-se os pais que os alunos irão regressar a casa às 11h00, através dos transportes escolares (para os utlizadores).

quarta-feira, 3 de março de 2010

Tarde Radical



Os alunos da turma do 6.º PCA e alguns professores tiveram uma tarde radical inserida no Projecto Curricular de Turma.
Esta actividade decorreu no Parque da Senhora dos Verdes em Gouveia.

Projecto "Oficina de Pais & Filhos"

Está a decorrer na Escola do 1.º CEB de Oliveira do Hospital um Projecto “Oficina de Pais & Filhos” – Vamos fortalecer a nossa família.
Esta oficina pretende ser uma ferramenta na difícil missão de educar as nossas crianças.
Este programa assenta no pressuposto de que todos os pais e outros responsáveis pela guarda das crianças querem o melhor para as suas crianças e que as educam como sabem e/ou podem.
Por isso trata-se de auxiliá-los na sua missão de educadores fornecendo-lhes informação, orientação e suporte.
Os temas que estão a ser debatidos são: Relação Pais / Filhos; Educação para a saúde; Encontro de Pais / Filhos/ Comunidade.
As sessões estão a decorrer por anos de escolaridade às 20h30. Iniciaram-se no dia 1 de Março para o 1.º ano, dia 2 para o 2.º ano, hoje irá decorrer para o 3.º ano e amanhã terminará para o 4.º ano.
Este projecto está a contar com a colaboração do Projecto AGIR.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Corta-mato Distrital


Os alunos da nossa Escola participaram em Góis no Corta-mato distrital.

Rosa Lobato Faria

Rosa Maria de Bettencourt de Lobato Faria (20 de Abril de 1932 - 2 de Fevereiro de 2010), foi uma escritora, compositora e actriz Portuguesa.
Nasceu em Lisboa. Cresceu em Lisboa e Alpalhão no Alentejo. Filha de oficial da Marinha Portuguesa. Senhora de uma personalidade muito forte.
Esta foi a escritora escolhida pela Biblioteca da nossa Escola para escritora do mês.