domingo, 31 de outubro de 2010

Comemoração do Dia das Bibliotecas Escolares


No dia 28 de Outubro, as crianças do Jardim-de-infância da Bobadela comemoraram o Dia das Bibliotecas Escolares.

Para o efeito convidaram um aluno do 2º ano, do 1º CEB, para lhes contar uma história.

Em seguida realizaram o jogo “A que livro pertence”, para o qual as crianças foram divididas por 2 equipas: a equipa A e a equipa B.

As questões colocadas estavam relacionadas com os livros “O Ganso do Charco”, “Elmer e Alber”, “O Capuchinho Vermelho” e “Cuquedo”, tendo-se verificado uma situação de empate com 7 respostas certas e 1 resposta errada, para ambas as equipas.

Terminado o jogo, as 2 crianças que esta semana têm como tarefa serem “presidentes”, entregaram aos seus pares os cartões de leitores da biblioteca do Jardim-de-infância, existente na sala de actividades. Tal como em qualquer biblioteca, a apresentação deste cartão permitir-lhes-á requisitar os livros que pretendem levar para casa.

Após esta “cerimónia”, o aluno do 2º ano, entregou, a cada criança, um portfólio, no qual serão colocadas as fichas de registo de leitura, adaptadas a esta faixa etária, que cada criança preencherá com a ajuda da família ou da educadora, após o conto da história, por ela requisitada.

Feita a avaliação das actividades com as crianças, constatou-se que foram do agrado delas e, durante a realização das mesmas, foi notório o envolvimento das crianças.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

À descoberta da ciência na educação Pré-escolar

No presente ano lectivo, os Jardins-de-infância do Agrupamento vão privilegiar actividades de cariz experimental, inseridas na área de conteúdo do Conhecimento do Mundo. Pretende-se que as crianças tomem parte activa na sua aprendizagem e sejam iniciadas em procedimentos e formas de pensar próprias da construção do conhecimento científico.
A sala n.º 2 do jardim-de-infância de Oliveira do Hospital, fez uma experiência para fazer aparecer o Arco-Íris:
No dia 13 de Outubro ouvimos uma história que falava do Outono. No final aparecia um arco-íris. Todos nós já vimos um arco-íris e já aprendemos que aparece quando chove e faz sol, porque a luz do sol passa pelas gotas de água. Então resolvemos fazer aparecer um arco-íris. Fomos pesquisar no nosso livro de experiências para saber qual o material necessário: uma bacia com água, um espelho e uma parede branca. Como era necessário que o sol entrasse na nossa sala, adiámos para o dia seguinte. E a experiência correu muito bem !!! A luz do Sol bateu na água da bacia, reflectiu no espelho e na parede apareceu o arco-íris.Todos nós experimentámos fazer um arco-íris e divertimo-nos muito.
Departamento V – Pré-escolar

domingo, 24 de outubro de 2010

Magalhães já está disponivel

A partir da próxima quarta-feira dia 27 de Outubro de 2010, os Encarregados de Educação já podem levantar nos serviços administrativos do Agrupamento, o Computador Magalhães.
O computador destina-se a todos os alunos que o requereram no ano lectivo passado e que frequentavam o 1.º ano de escolaridade.
Este ano o pagamento é feito diretamente nos serviços administrativos, que emitem a respetiva fatura e no final entregam o computador.
Está prevista a entrega de 118 computadores.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Salada de Fruta



No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, realizou-se no dia 20 de Outubro de 2010, na sede do Agrupamento, uma Salada de Fruta para todos os alunos. Imbuídos no espírito de Agrupamento e de articulação, foram convidadas as Escolas e Jardins-de-infância, tendo participado as da cidade, tendo em conta, os condicionalismos de transporte.
Na realização desta iniciativa foi solicitada a colaboração dos Encarregados de Educação, através do envio de algumas peças de fruta pelo seu educando. Agradecemos desde já o apoio dado.
O sucesso desta iniciativa, visou promover o consumo de fruta.
A salada de fruta foi servida a cerca de 900 alunos, professores e funcionários.
Ainda na parte da manhã, decorreu no anfiteatro da nossa Escola algumas sessões de esclarecimento sobre os benefícios do consumo de fruta e de uma alimentação saudável. Mais uma vez gentilmente, a Dra. Guiomar do Centro de Saúde, dinamizou as sessões.

Formação sobre Segurança



O Pessoal Operacional do Agrupamento realizou uma formação de uso e manuseamento de extintores.
Esta ação decorreu nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e enquadra-se no calendário de Formação do Agrupamento, que teve o seu início no ano lectivo transato.

Programa Fruta Escolar 2010 / 2011

Teve inicio no dia ontem o “Programa de Fruta Escolar 2010 / 2011”, destinado aos alunos do 1.º CEB.

A entidade promotora deste programa é a Câmara Municipal, que vai distribuir 1 peça de fruta, duas vezes por semana, durante 30 semanas.

Os tipos de fruta abrangidos pelo programa são: Maça, Pêra, Clementina, Tangerina, Laranja, Banana, Cereja, Uvas, Ameixa, Pêssego, Cenoura, Tomate. A Cenoura e o Tomate serão fornecidos apenas uma vez por ano.

Nesta primeira semana, a fruta que está a ser distribuída é a maça e a pêra.

A planificação do programa da fruta escolar pode ser vista na página do Agrupamento – www.eb23-oliveira-hospital.rcts.pt

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Articulação Pedagógica



A Direção do Agrupamento tem como um dos grandes objetivos para este ano lectivo, a Articulação Pedagógica, entre ciclos. Este objectivo visa reforçar a articulação que no ano lectivo transato foi implementada.
Esta articulação não é apenas entre ciclos, mas também entre outras estruturas, como é o caso dos Clubes.
O Clube de Ciências começou já as suas actividades em termos de articulação.
Foram realizadas experiências com as turmas do 4.º ano da EB1 de Oliveira do Hospital, relacionadas com a qualidade da água.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

Integrado na comemoração do "Dia Mundial da Alimentação" que ocorreu no passado sábado, a turma do 5.º I (PCA) realizou uns trabalhos que estão expostos no pavilhão D.

domingo, 17 de outubro de 2010

Lua Vermelha


A nossa escola foi visitada por uma vampira do programa televisivo - Lua Vermelha, que desempenha o papel de Beatriz.
A Beatriz esteve a dar autografos aos nossos alunos que estavam eufóricos, com tal presença.
Depois a Beatriz esteve a dinamizar uma oficina de teatro, com o nosso Clube de Teatro. Foi uma atividade bastante produtiva e enriquecedora, para os nosso jovens.
Os pescoços estiveram em perigo... !

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Torneio Gira-Volei



Realizou-se na passada quarta-feira um torneio de Gira-Volei na nossa Escola. Esta começa já a ser uma tradição no nosso Desporto Escolar. Os nossos alunos participaram com grande animação.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comemoração do Centenário da República Portuguesa

Pão, alimento são !


Em Setembro de 2010, os alunos do 4.º ano da EB1 de Oliveira do Hospital, participaram na actividade "Pão, alimento são", promovida pela Câmara Municipal.
Os alunos tiveram a oportunidade de observar as várias fases do fabrico do pão, como também, colaborar directamente no fabrico do mesmo.
Terminaram esta actividade a saborear um pão quentinho e gostoso por eles confecionado.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Comemorações do Centenário da República Portuguesa



Terminaram as comemorações do Centenário da República Portuguesa e penso que terminaram em grande, grande mesmo.

Grande no tamanho das bandeiras (160 m2 cada) da Monarquia e da República que foram desfraldadas pelos alunos e professores do 1.º CEB do nosso Agrupamento.

Grande no orgulho que senti nos professores do 1.º CEB do Agrupamento, pois o sucesso desta actividade é todo deles. Foram muitas as horas e as noites passadas nas semanas que antecederam esta actividade, para coser e pintar as bandeiras que foram apresentadas.

Grande pelo excelente comportamento dos nossos alunos, que apesar, de algumas falhas na organização, não desarmaram e aguentaram todo aquele tempo nos seus lugares.

Não somos só grandes no tamanho do Agrupamento, acho que também SOMOS GRANDES, NA QUALIDADE.

Hoje mais uma vez, professores, alunos, funcionários e pais, sentiram orgulho pelo sucesso desta actividade.

Sem dedicação, esforço e união, não há sucesso.

Houve emoção quando a bandeira nacional subiu.

Parabéns também à Autarquia pela promoção destas actividades.

O Director

Luís Ângelo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Monarquia Vs República



Incluído no programa das comemorações do Centenário da República Portuguesa, realizou-se na noite do dia 6 de Outubro de 2010 na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital, um teatro alusivo às comemorações "Monarquia Vs República".
Em cena estiveram os alunos do clube de teatro da nossa Escola.
Mais uma vez estiveram muito bem nas suas representações.
Parabéns a todos e também à República !!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Trabalhos sobre o Centenário



Estão expostos na nossa Escola vários trabalhos alusivos ao Centenário da República Portuguesa. Os trabalhos foram realizados pelos alunos no âmbito da disciplina de História do 3.º CEB.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia Mundial dos Professores

Comemora-se hoje – 5 de Outubro, o "Dia Mundial dos Professores" . A Direcção do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, aproveita esta data para homenagear todos os seus professores actuais e também aqueles que já passaram pelo Agrupamento, pois todos ajudaram a construir o Agrupamento que temos nos dias de hoje.

Centenário da República Portuguesa

Comemora-se hoje o Centenário da República Portuguesa - 5 de Outubro.