terça-feira, 30 de novembro de 2010

Visita dos 4.º anos da EB1 de Oliveira do Hospital



Integrada na temática de Estudo do Meio, os alunos dos 4.º anos da Escola do 1.º CEB de Oliveira do Hospital, no dia 25 de Novembro, realizaram uma visita de estudo à parte Sul do nosso Concelho: Lourosa, Vila Pouca da Beira, Avô, Penalva…

Esta visita teve como objetivo divulgar o património histórico e arquitetónico da região.

Os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer e contactar diretamente com os vestígios do passado do nosso concelho.

Foi sem dúvida uma visita bastante proveitosa, uma vez que contribuiu para enriquecer os conhecimentos dos nossos alunos.


As professoras do 4.º ano

Exposição de Aldeias Neolíticas - 3.º CEB


Depois da exposição de trabalhos dos alunos do 2.º CEB, é agora a vez dos alunos do 3.º CEB realizarem a sua exposição de trabalhos no âmbito da disciplina de história, com o tema – Aldeias Neolíticas.
Como tem sido habitual, a exposição decorre na Biblioteca da nossa Escola, até ao final da semana.

As imagens falam por si, mas temos de destacar a excelente qualidade dos trabalhos.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a exposição.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

3.º Aniversário do Blog

Durante este mês de Novembro o nosso Blog comemora o seu 3.º aniversário (2007 – 2010) .

O principal objetivo está largamente alcançado – dar a conhecer a toda a comunidade escolar e ao meio envolvente, o dia a dia deste Agrupamento.

Em três anos de vida, ultrapassámos já os 20800 visitantes, isto demonstra que a nossa comunidade se interessa pelo que fazemos.

O Agrupamento não vive fechado nas suas paredes e o relacionamento constante com o exterior, está na base deste sucesso.

Quero agradecer a todos os membros do Agrupamento, o apoio que têm dado para a divulgação de todas as notícias e informações.

Continuaremos no futuro com a mesma dinâmica demonstrada até aos dias de hoje.


O Diretor:

Luís Ângelo

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Clubes de Ciências e Eco-Escolas foram a Gavinhos


No âmbito da articulação entre os Clubes de Ciências e Eco-Escolas e o 1.º CEB, foi hoje realizada mais uma atividade relacionada com a qualidade da água, desta vez na Escola do 1.º CEB de Gavinhos.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Feira do Livro


Está a decorrer a “Feria do Livro” na Biblioteca da Escola Sede e na Escola do 1.º CEB, até ao próximo dia 26 de Novembro 2010.

Esta é uma oportunidade de adquirir livros a preços mais acessíveis. Nos dois primeiros dias da feira, já foram vendidos mais de 150 livros, o que revela interesse pela leitura.

Os pais têm um papel importante em incutir hábitos de leitura aos seus filhos. Um livro é uma prenda, que faz sentido !

O Grupo de Educação Especial do nosso Agrupamento, vai promover no dia 6 de Dezembro 2010 uma Formação sobre:
- Decreto-Lei n.º 3 / 2008, de 7 de Janeiro;
- CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde).
A formação realiza-se no anfiteatro da nossa Escola Sede, das 17h30 às 19h00, tendo como formadora - Dra. Manuela Alves.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até ao dia 1 de Dezembro de 2010, na sede do Agrupamento.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Articulação em S. Ovaia



Os Clubes de Ciências e Eco-Escolas continuam nas suas atividades de articulação com as Escolas do 1.º CEB.
Desta vez estiveram na EB 1 de Santa Ovaia, onde fizeram a experiência da qualidade da água. Como tem vindo a ser habitual, os alunos estiveram com muita atenção, pois a experiência consegue cativar.

Clube Europeu

O Clube Europeu criado este ano letivo, vai dentro do seu plano de atividades, debater a "Violência em meio Escolar".
Constitui a tua equipa e participa.

Escritora do mês - Ana Saldanha

A equipa da RBE da nossa Escola escolheu Ana Saldanha, como a escritora do mês.
Esta escritora e tradutora portuguesa nasceu no Porto e os seus livros incluem-se na chamada literatura juvenil, embora a maioria dos títulos pareça dirigir-se à pré-adolescência e adolescência.
Formou-se em Línguas e Literaturas Modernas (variante em Estudos Portugueses e Ingleses) em 1981, na Faculdades de Letras da Universidade do Porto.
Em 1992 fez o mestrado em Literatura Inglesa em Birmingham e em 1999 doutorou-se em Literatura Infantil Inglesa e Teoria da Tradução na Universidade de Glasgow.
Participou e apresentou comunicações em congressos no âmbito da Literatura Infanto-Juvenil

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Exposição de Aldeias Neolíticas



Está patente na Biblioteca da nossa Escola uma exposição de história, com o tema - Aldeias Neolíticas.
Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 2.º CEB.
Na semana de 29 de Novembro a 3 de Dezembro, vai decorrer a exposição dos trabalhos dos alunos do 3.º CEB.
As imagens falam por si, mas temos de destacar a excelente qualidade dos trabalhos.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a exposição.

Dia do Não Fumador

Comemora-se hoje 17 de Novembro - Dia do Não Fumador. Cada vez é mais importante o respeito entre as pessoas, de modo, a existir um convívio mais saudável.
O dia de hoje pretende fazer um alerta às pessoas que fumam.
A recente lei que limita o uso do tabaco em determinados locais fechados, veio melhorar o ar que se respira.
Deixamos aqui o alerta - Deixe de Fumar.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Magusto em Nogueira do Cravo


Em Nogueira do Cravo também se comemorou o dia de S. Martinho. Estiveram presentes as escolas de Nogueira do Cravo, Galizes, Santa Ovaia, Sr. Almas e os jardins-de-infância do Sr. Almas e Nogueira do Cravo. É neste espirito de confraternização e de partilha que se vive no Agrupamento. Todos os momentos são bons para conviver. O convívio faz crescer e aprender. Foram representadas algumas peças de teatro, jogaram-se jogos e comeram-se as castanhas.
Esta atividade teve um lema "Crescer e aprender com as tradições - S. Martinho".

Magusto em Bobadela


No dia onze de Novembro, dia de São Martinho, foi comemorado na escola da Bobadela o tradicional magusto. Participaram nesta efeméride os meninos das escolas de Bobadela, Lagos da Beira, Gavinhos, Lajeosa, S.Paio de Gramaços, do jardim-de-infância da Bobadela, bem como os respetivos professores titulares, professores das aulas extra-curriculares e auxiliares.

As atividades decorreram no anfiteatro romano, um lugar muito bonito que quase todos os meninos das outras escolas não conheciam. Dentro deste local os meninos do jardim-de-infância e dos 1.º e 2.º anos divertiram-se muito: derrubaram latas com bolas, jogaram à bola, saltaram à corda, andaram com andas, fizeram jogos com arcos e outros jogos. Junto ao anfiteatro algumas professoras fizeram pinturas faciais. Os meninos também escreveram um poema relacionado com as castanhas, pintaram e colaram. Os meninos dos 3.º e 4.º anos foram conhecer alguns lugares de maior significado desta localidade, através do jogo “caça ao tesouro”.

Rapidamente chegou o meio-dia e fomos almoçar. No final do almoço os meninos de S. Paio dramatizaram e cantaram uma canção. Finalmente foram distribuídas as castanhas assadas. Foi uma manhã de convívio e muita alegria entre todos os meninos das várias escolas. Gostámos muito do nosso magusto.

As professoras.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

S. Martinho na EB1 de Oliveira do Hospital



Caruma, fogueira e castanhas foram os ingredientes de mais um Magusto na EB1 de Oliveira do Hospital.
Todas as crianças adoraram cumprir esta tradição à moda antiga. Muitas caras evidenciaram ... a alegria de um magusto assim. No final a água faz milagres !!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pedro Salles esteve na nossa Escola


O artista Pedro Salles promoveu na nossa Escola, um workshop de pintura para os alunos das turmas do 6.º E, F e G.
Nesta atividade foram dadas a conhecer aos alunos técnicas de pintura, que explora nos seus trabalhos - técnicas mistas - a qual resulta da fusão, utilização e reutilização de diferentes técnicas de pintura e de materiais.
Pretendeu-se também proporcionar aos alunos, o contato com diferentes formas de expressão, visando o trabalhar de competências ligadas às disciplinas de educação visual e tecnológica.
As organizadoras deste workshop, foram as professoras Cristina Nunes e Sara Conde.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jardim-de-infância de Santa Ovaia


As crianças do Jardim-de-infância de Santa Ovaia visitaram a Biblioteca da nossa Escola. Esta visita incluiu-se na comemoração do dia das Bibliotecas Escolares.

Jardins-de-infância de Galizes e Fontanheira

Os meninos dos Jardins-de-infância de Galizes e da Fontanheira deslocaram-se à nossa Escola, para assinalar o dia das Bibliotecas Escolares.
A visita que fizeram à nossa Biblioteca traduziu-se numa experiência bastante emocionante para as crianças.
É importante continuar nesta ligação entre todos os alunos do nosso Agrupamento.

Articulação dos Clubes de Ciências e Eco-Escolas



Continuando no cumprimento de um dos objetivos para este ano letivo do Agrupamento, os Clubes de Ciências e Eco-Escolas mais uma vez saíram para a rua e foram articular as suas atividades com uma Escola do 1.º CEB. Desta vez as professoras Melânia e Cristina Reis deslocaram-se à Escola do 1.º CEB de Nogueira do Cravo.

As experiências que foram realizadas estiveram relacionadas com a qualidade da água.

As crianças ficaram super animadas com esta atividade, pois permite contatar com materiais novos e aprender novas coisas.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nuno Perestrelo esteve na Escola

No âmbito da colaboração do Departamento I com a Biblioteca e que permitirá aos alunos o contacto com figuras da cultura portuguesa, ao longo do ano letivo, esteve presente na nossa Escola o editor-executivo do jornal "A Bola on line" - Nuno Perestrelo.
Esta atividade destinada aos alunos dos 7.º e 8.º anos, permitiu abordar questões relativas ao texto jornalístico e à produção / elaboração de notícias.