quarta-feira, 30 de março de 2011

Ortografíadas de Língua Portuguesa

Já são conhecidos os vencedores das Ortografíadas de Língua Portuguesa promovidas pelos docentes do Agrupamento do 1.º CEB. 3.º ano: 1.º Andreia Martins (EB1 Ol. Hospital); 2.º Afonso Rodrigues (EB1 Ol. Hospital); 3.º Cecília Gomes (EB1 Galizes) 4.º ano: 1.º Marlene Costa (EB1 Ol. Hospital) 2.º Sabina Teixeira (EB1 Ol. Hospital) 3.º Bernardo Kaluza (EB1 Nogueira Cravo)

Bullying na Escola

A Direção vem, por este meio, mostrar a sua indignação face às situações de Bullying que se têm verificado na nossa escola. Quando falamos em Bullying na escola, estamos a falar de atos de violência física ou psicológica, praticados de forma intencional e repetida, por um ou vários alunos, com o objetivo de humilhar, agredir ou ameaçar um ou vários colegas.

Assim, queremos dizer a todos os alunos que estamos muito atentos a estas situações e que não iremos tolerar este tipo de comportamentos dentro da nossa escola.


São exemplos de comportamentos reprováveis: bater, empurrar, atirar ao chão, gozar, chamar nomes, ameaçar, estragar coisas ou tirar objetos pessoais ou dinheiro. Os alunos que sejam vitimas ou assistam a este tipo de comportamentos violentos devem denunciá-los junto do seu Diretor de Turma para que seja depois comunicado à Direção.


Queremos uma escola onde todos se sintam bem, onde todos gostem de estar e onde todos sejam respeitados. Por isso, não permitiremos que na nossa escola existam alunos que maltratem colegas.


A Direção punirá todos os que não respeitem estas regras e que constam no regulamento interno.

terça-feira, 29 de março de 2011

Separação no Lixo no JI de S. Ovaia


As crianças do JI de S. Ovaia receberam os Clubes de Eco-Escolas e Ciências e participaram nas experiências sobre a "Separação do Lixo" .

quinta-feira, 24 de março de 2011

Trabalhos do Dia da Árvore

No âmbito do Dia da Árvore e do Clube do Eco-Escolas, foram realizados vários trabalhos com materiais reciclados nas próprias aulas de EVT.
O efeito dos materiais apresentados é bastante bonito.

JI de S. Paio de Gramaços


Os Clubes de Ciências e Eco-Escolas deslocaram-se ao JI de S. Paio de Gramaços para realizar algumas experiências, relacionadas com a separação do lixo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Jardins de Lagos da Beira e da Lajeosa

As crianças do Jardins-de-infância de Lagos da Beira e da Lajeosa, foram ciêntistas por um dia. Esta atividade decorreu na Escola Sede no Clube de Ciências.

O nosso Clube Europeu ganhou a Sessão Distrital



O Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, participou e ganhou ontem, dia 21 de Março 2011, em Miranda do Corvo, na SESSÃO DISTRITAL/REGIONAL do PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS, iniciativa institucional da Assembleia da República em parceria com o Ministério da Educação, que no corrente ano letivo tem como tema de trabalho “A Violência em Meio Escolar/Bullying”. Presidiu à Sessão o Sr. Deputado da Assembleia da República Horácio Antunes, que no passado dia 21 de Fevereiro de 2011, esteve na nossa Escola para debater esta temática com os alunos do 9.º ano.

Na Sessão Distrital, três alunos da nossa escola, Hugo Correia Lopes e Joana Carvalho Dinis (deputados efectivos) e Rodrigo Alves Rodrigues (suplente) foram eleitos, de entre os deputados de 22 escolas do Distrito (66 alunos), para representar o Círculo Eleitoral de Coimbra na SESSÃO NACIONAL do Parlamento dos Jovens, que terá lugar nos dias 2 e 3 de Maio de 2011, na Assembleia da República em Lisboa, com transmissão em direto na RTP 2.

Na Sessão Escolar, realizada em 21 de Janeiro, e à qual concorreram 4 listas, foi elaborado o Projecto de Recomendação* que ontem mereceu o 1.º lugar na Sessão Distrital. Após as alterações/aditamentos ontem introduzidos depois de um debate entre os deputados representantes das diversas escolas, este será o Projecto de Recomendação do Círculo de Coimbra que, os nossos alunos, dois alunos da Escola Secundária de Oliveira do Hospital (terminou em 2.º lugar) e três alunos do Colégio de Quiaios (terminou em 3.º lugar) irão defender na Sessão Nacional com Deputados da Assembleia da República.

Acresce ainda que o deputado Hugo Lopes, aluno do 9.º ano da nossa escola, foi o eleito para porta-voz do Círculo Eleitoral de Coimbra.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Formação de Dislexia


O Grupo de Educação Especial do nosso Agrupamento, promoveu uma ação de formação sobre "Intervenção em Dislexia em contexto de sala de aula", dinamizada pela Dra. Rita Peres.
Cerca de 40 professores participaram nesta formação, que procuraram aprofundar os seus conhecimentos nesta área.

Feira das Línguas


Decorreu na nossa Escola a Feira das Línguas, promovida pelo Departamento I - Línguas. Esta feira promoveu a venda de alguns produtos e materiais, alguns deles construídos por alunos, jogos populares e um peddy paper.

Retalhos de Outra Vida


Está patente no átrio do 1.º piso do pavilhão D e também na sala de professores, uma exposição promovida pelo COJ e Cáritas Diocesanas, subordinada ao tema "Retalhos de outras vidas".
Esta exposição estará na nossa Escola até ao dia 26 de Março de 2011.

Jardins de Galizes e S. Ovaia


No âmbito da articulação do Clube de Ciências com o Pré-Escolar, os Jardins-de-infância de Galizes e S. Ovaia vieram à Escola Sede realizar um vasto conjunto de experiências.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Exposição de Máscaras de Carnaval


Ainda decorre no átrio do pavilhão D da nossa Escola, uma exposição de máscaras de carnaval feitas pelas turmas do 6.º E, F e G nas aulas de EVT.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval 2011 - Evolução do Vestuário - Parte 4

Com estas fotos terminamos a apresentação do nosso Carnaval. Espero que tenham gostado.

Carnaval 2011 - Evolução do Vestuário - Parte 3

Carnaval 2011 - Evolução do vestuário - Parte 2

Carnaval 2011 - Evolução do Vestuário - Parte 1


O Carnaval 2011 do nosso Agrupamento saiu para a rua no passado dia 4 de Março de 2011, com o tema - A evolução do vestuário ao longo dos tempos.
Mais uma vez o nosso cortejo foi um sucesso.
É de enaltecer todo o trabalho e dedicação dos professores, alunos, funcionários e pais, que elaboraram todos os trajes apresentados.
Este ano participaram cerca de 1500 figurantes, repartidos por 65 grupos, com 22 temas.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Resultado da Avaliação Externa


Após o processo de Avaliação Externa decorrido no nosso Agrupamento nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro de 2010, o resultado foi agora conhecido.

A avaliação feita abordou cinco domínios, que eram avaliados na seguinte escala – Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.

A Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro, aprovou o sistema de avaliação de Escolas atualmente existente.

Esta avaliação baseou-se na análise dos documentos fundamentais do Agrupamento, da sua apresentação e da realização de entrevistas em painel.

Brevemente será disponibilizado o relatório enviado pela equipa da IGE presente.

Domínios Avaliados:

Resultados – BOM

Prestação do Serviço Educativo – BOM

Organização e Gestão Escolar – MUITO BOM

Liderança – BOM

Capacidade de Auto-regulação e Melhoria do Agrupamento – BOM

Estamos orgulhosos da avaliação obtida, mas queremos ainda mais no futuro.

Temos consciência daquilo que valemos e não baixaremos os braços, para darmos uma resposta com cada vez mais qualidade.

O resultado obtido é de todos nós.

Em meu nome e em nome de todo o Agrupamento, agradeço o esforço, dedicação e profissionalismos de todos os elementos que fazem parte da nossa comunidade educativa.

O Diretor:

Luís Ângelo

quinta-feira, 3 de março de 2011

Visita ao Parlamento



As três turmas do 9.º ano da nossa Escola visitaram a Assembleia da República em Lisboa.

Esta foi uma oportunidade bem aproveitada, pois a visita coincidiu com o debate quinzenal, onde estava presente o Primeiro Ministro e grande parte dos Ministros.

Pudemos assistir a algumas discussões interessantes e com intervenções bastante animadas, por parte de alguns grupos parlamentares.

No final da sessão parlamentar ainda visitamos alguns espaços do Palácio de São Bento.

Agradecemos a gentileza e recepção do Deputado Acácio Pinto, que nos acompanhou durante a nossa estada no Parlamento e ainda da Patrícia Moreirinhas, do grupo Parlamentar do PS e natural de Oliveira do Hospital que nos apoiou também nas instalações do Palácio.

O Deputado Acácio Pinto (Deputado do PS pelo distrito de Viseu) colocou amavelmente a nossa visita na sua página pessoal:

http://letraseconteudos.blogspot.com/2011/02/visita-assembleia-da-republica.html?spref=fb

No período da tarde visitámos a exposição EDUCAR – Educação para todos. Ensino na 1ª República, no Palácio de Valadares em Lisboa.

http://educar.centenariorepublica.pt

Finalmente fomos comer os famosos pastéis de Belém.

Pequenos cientistas do Vale Ferreiro

As crianças do Jardim-de-infância do Vale Ferreiro, vieram à Escola Sede realizar experiências no Clube de Ciências.