terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ECO foi ao JI da Fontanheira



O Clube Eco-Escolas foi ao JI da Fontanheira ensinar as crianças a fazer plasticina.
Depois com as formas as crianças criaram várias figuras.

Exposição de postais


Na montra do colecionador está patente uma exposição de postais. Visite o R/c do pavilhão D.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Brincar com a Matemática no JI Lajeosa



O Clube Oficina de Jogos foi ao JI da Lajeosa despertar o gosto pela Matemática, através da leitura e atividades práticas de contos infantis.

Eco-escolas foi à EB1 de Galizes



O Clube Eco-Escolas foi à EB1 de Galizes ensinar as crianças a construir brinquedos com materiais reciclados.

Chá com livros



Na sexta feira, dia 13 de janeiro, os alunos, pais e professora do 2º C da EB1 de Oliveira do Hospital, combinaram um serão diferente na Biblioteca da escola. Contámos com a presença simpática da senhora coordenadora da biblioteca, que se prontificou a colaborar connosco.
Pelas 20h e 30m começaram a chegar as mães, pais e irmãos para acompanhar os alunos numa atividade do PNL.
Foi muito divertido. A biblioteca já estava preparada para nos receber, com livros muito apelativos para a idade das crianças.
Começámos por ler alguns, enquanto esperávamos pelas histórias.
Foram os pais do Eduardo que contaram duas histórias: o pai, contou «Quem está na casa de banho?». A mãe contou «A ovelhinha que veio para jantar».
Depois, os meninos fizeram adivinhas aos pais, através de umas charadas da bicharada contadas por nós. O livro da Alice Vieira intitulado «Charadas da Bicharada» foi a nossa inspiração. Os cubos tinham animais que eram um autêntico desafio à imaginação!
Por fim, houve chá e bolinhos, que foram do agrado de todos. Para casa, levamos livros para companhia de fim de semana…
Ficou a vontade de repetir a experiência, pois todos gostaram, pais, alunos e professoras.
Turma C – 2.º ano

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os ovos flutuam ???



O Clube de Ciências promoveu uma experiência "Ovos flutuantes", junto das crianças do 2.º B da EB1 de Oliveira do Hospital.

Sessão escolar do Parlamento Jovem



No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens decorreu no dia 23 de Janeiro a Sessão Escolar. Dos 31 deputados eleitos no passado dia 9, estiveram presentes 27 elementos que debateram as propostas das sete listas sobre o tema “Redes Sociais: Combate à discriminação”. Após a tomada de posse dos vários deputados, um representante de cada lista apresentou as respetivas propostas. Os deputados puderam debater/esclarecer as várias propostas e aprovaram um Projeto de Recomendação da Escola com as seguintes medidas:
1. Criação de Gabinetes específicos nas escolas que, entre outras funções, promovam o debate do tema "combate à discriminação nas redes sociais" mediante elaboração e divulgação de cartazes, folhetos informativos, PowerPoint e a criação de blog sobre a discriminação;
2. Apresentação de palestras MAD (Movimento Anti Discriminação) dadas por profissionais, demonstrando várias maneiras de combate à discriminação e criação de e-mail onde as vítimas de discriminação tenham acesso a ajuda.
3. Realizar ações de formação sobre os perigos das Redes Sociais e divulgação de técnicas potenciadoras de segurança das mesmas.

Foram também eleitos como deputados à Sessão Distrital/Regional, que terá lugar no dia 27 de Fevereiro, os seguintes alunos: Isabelle Marques Nunes, Davide Alexandre Madeira Figueiredo (efetivos) e Maria Inês da Costa Amaral (suplente).

domingo, 22 de janeiro de 2012

Plasticina no JI de Galizes


O Clube Eco-Escolas foi ao JI de Galizes ensinar as crianças a fazer e a brincar com a plasticina.
Foi uma experiência muito interessante e muito participada.

Programa de Fruta Escolar



Teve início neste 2.º período o “Programa de Fruta Escolar 2011 / 2012”, destinado aos alunos do 1.º CEB.
A entidade promotora deste programa é a Câmara Municipal, que vai distribuir 1 peça de fruta, duas vezes por semana, durante o resto do ano letivo.
Os tipos de fruta abrangidos pelo programa são: Maça, Pêra, Clementina, Tangerina, Laranja, Banana, Pêssego, Cenoura, Tomate. A Cenoura e o Tomate serão fornecidos apenas uma vez por ano obrigatoriamente.
Mostramos aqui o exemplo da turma do 4.º A da EB1 de Oliveira do Hospital, que fez uma salada de fruta.

Matemática no JI de S. P. Gramaços



O Clube Oficina de Jogos foi ao JI de S. Paio de Gramaços ensinar as crianças a brincar com a matemática, através de histórias infantis.


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Deputado Paulo Campos esteve na nossa Escola


Realizou-se na manhã de hoje no anfiteatro da nossa Escola, um debate com o deputado da Assembleia da Republica Portuguesa – Dr. Paulo Campos, do grupo parlamentar do partido socialista.
Este debate inseriu-se no programa 2011 / 2012 do Parlamento Jovem, sob o tema “Redes Sociais – combate à discriminação”.
Recorde-se que a nossa Escola participa pela segunda vez neste programa, sendo as expectativas elevadas, em virtude de no ano transato termos vencido a sessão distrital e por esse motivo, representámos o distrito de Coimbra na sessão nacional na Assembleia da Republica.
No debate de hoje, os nossos alunos puderam questionar ao deputado presente várias matérias, entre as quais: vida de deputado; funcionamento da Assembleia da Republica; criação das leis; redes sociais – sua implicação na vida dos cidadãos; questões de politica regional, nacional e internacional; novas tecnologias; vida escolar; etc.
Foi com muito agrado que pudemos assistir a estas questões formuladas pelos alunos, sendo o debate bastante dinâmico e por esse motivo durou cerca de 1h30.
Os alunos presentes, já tinham sido eleitos pelos seus pares, nas listas que foram a sufrágio na semana passada.
Agora na próxima segunda-feira dia 23 irá realizar-se a sessão escolar do Parlamento Jovem, onde serão eleitos os deputados que representarão a nossa Escola na sessão distrital.
Agradecemos a simpatia do Dr. Paulo Campos, afinal um homem da terra.


Exposição de canetas



Na montra do colecionador está agora patente uma exposição de canetas.

Passeio para maior segurança

Foi construído no fim do mês de Dezembro 2011, um passeio junto ao muro exterior da Escola de modo, a garantir uma maior segurança para quem entra e sai da Escola.

A Direção agradece à Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital, pela concretização desta obra.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Clube Oficina de Jogos foi ao JI de Lagos da Beira



As crianças do JI de Lagos da Beira puderam brincar com a Matemática, com a atividade que o Clube Oficina de Jogos promoveu.


Dia de Reis na EB1 de Lagos da Beira


O Clube Eco -Escolas foi rei por um dia e foi à EB1 de Santa Ovaia promover o Dia de Reis, ajudando os alunos a construir umas coroas.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sismo e incêndio na Escola Sede


Eram 11h30 da manhã do dia 10 de Janeiro quando tocou o alarme na escola sede do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas, em Oliveira do Hospital. Originado por um sismo de 7,1 na escala de richter seguido de um incêndio de grandes proporções num dos blocos daquela unidade de ensino. Logo aos primeiros abalos, foi acionado o Plano de Emergência e dado a alerta aos Bombeiros que ocorreram ao local com a máxima brevidade.
Durante a atividade sísmica toda a população escolar se abrigou nos locais próprios (por debaixo de mesas). Logo que estes sessaram, todas os alunos, professores e assistentes procederam à evacuação para o ponto de encontro pré estabelecido. Passados 4,30 minutos do início dos acontecimentos, quando todas as pessoas se encontravam a salvo, os bombeiros tomaram conta da situação.
Afinal, tudo não passou de um SIMULACRO que, segundo a Direção do Agrupamento, “correu de acordo com os objetivos previstos. Estas ações decorrem de acordo com o Plano de Emergência da escola e inserem-se no contexto de uma cultura de segurança que o Agrupamento tem vindo a promover, todos os anos, junto de toda a comunidade educativa.”
Importante salientar a imprescindível colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital que, nesta matéria, tem tido um papel de relevo quer pela sua competência e rigor, quer pela pronta e incondicional resposta a todas as iniciativas que lhes são apresentadas por este agrupamento, no âmbito da emergência, da prevenção e da formação que a Escola tem levado a efeito.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Eleições para o Parlamento Jovem



Decorreram ontem as eleições para o Parlamento dos Jovens, entre as 8h30 e as 16h15, no polivalente da nossa Escola.
Após a animada campanha eleitoral que decorreu nos dias 5 e 6, tiveram lugar as eleições para apuramento dos deputados à Sessão Escolar que terá lugar no dia 23 de Janeiro.
Das 7 listas (70 alunos candidatos) foram eleitos, por 592 votantes, 31 deputados.
Estes vão, já no próximo dia 16, ter um debate com o deputado da Assembleia da República, Dr. Paulo Campos sobre o tema “Redes Sociais: Combate à discriminação”.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A Matemática foi ao JI de Santa Ovaia



O Clube Oficina de Jogos foi ao jardim de infância de Santa Ovaia promover o gosto pela matemática, através da leitura e exploração de contos infantis.

Dia de Reis



Pretendendo manter as tradições de Portugal, o grupo do jardim de infância Largo da Feira, no dia 6 de Janeiro, foi cantar e pedir os Reis, pelas ruas de Oliveira do Hospital.
Iniciou-se a volta rumando pelo lado direito do JI; na praça, fomos tão bem recebidos, as pessoas foram tão generosas, que após 30 minutos de cantorias regressou-se ao JI pois já estavam os sacos cheios com diversas oferendas.
Após o almoço, e com o grupo de crianças muito animado, rumou-se pelo lado direito do JI, fomos a casa de dois colegas, à Cooperativa e ao Município de Oliveira do Hospital.
Fomos também visitar o presépio e adorar o Menino Jesus, no presépio.
Regressou-se ao JI, comeram-se algumas das iguarias oferecidas, e dividiu-se entre todos o produto do nosso Dia de Reis.
Obrigada a todos os que colaboraram connosco.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Festa dos Reis



Realizou-se na passada 4ª feira uma "Festa dos Reis" na Casa da Cultura, organizada pelo nosso Agrupamento.
Com a casa cheia a festa contou com a participação do Clube de Teatro, Clube de Dança / Desporto Escolar, Grupo de cantares - Gerações (Seia) e as Irreverentes (Grupo de dança das professoras da Escola).
Foi uma festa muito agradável, onde mais uma vez a comunidade presenciou o que se vai fazendo na nossa Escola.
Parabéns.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Festa dos Reis

O nosso Agrupamento de Escolas vai realizar na próxima 4ª feira dia 4 de Janeiro de 2012, pelas 21h00 na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital, uma Festa dos Reis.
À semelhança do ano passado haverá teatro, dança e muita música.
Venha assistir a esta festa.