segunda-feira, 30 de abril de 2012

Palestra sobre fontanários



Na sequência da atribuição do prémio de participação da 10.ª edição do Concurso de Ideias da Fundação Ilídio Pinho, o Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas realizou uma palestra na passada 6ª feira dia 27 de abril 2012, subordinada ao tema “Contribuição para o estudo da qualidade da água dos fontanários da cidade de Oliveira do Hospital”, na qual foi oradora a Eng.ª Dulce Pássaro da ERSAR (Entidade Reguladora dos serviços de Águas e Resíduos) e anterior Ministra do Ambiente.
Com a Casa da Cultura praticamente cheia, a Eng. Dulce Pássaro conseguiu motivar a plateia, tendo-se assistido a uma excelente explicação da importância da água e a forma como ela é gerida nesta região.
Depois a reforçar a intervenção da oradora, um dos responsáveis na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, pelo setor das águas – Paulo Marques, esclareceu ainda mais em pormenor a questão dos fontanários do concelho e em particular os que estão a ser alvo de investigação pelo presente estudo.
O Agrupamento agradece aos intervenientes pela sua disponibilidade e também ao Sr. Presidente da Câmara pela sua presença nesta palestra.


domingo, 29 de abril de 2012

Canecas

Na montra do colecionador estão agora expostas canecas.

Feira do livro municipal

Terminou, hoje, mais uma edição da Feira do Livro, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.
As crianças e alunos do nosso Agrupamento também por lá passaram.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia da Terra

Está patente uma exposição do Departamento III - História e Geografia de Portugal, na biblioteca da nossa Escola, alusiva ao "Dia da Terra".


Plasticina no JI Santa Ovaia

O Clube Eco-escolas foi ao JI de Santa Ovaia ensinar as crianças a fabricar plasticina.
Depois da massa estar feita, as crianças colocaram em prática a sua criatividade, onde produziram imensas figuras engraçadas.


Grupo de Dança


O Grupo de Dança da nossa Escola participou em mais um encontro, do Desporto Escolar.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Visita à Assembleia da República


No passado dia 12 de abril, 62 alunos das turmas do 9.º ano, deslocaram-se a Lisboa para assistir a uma Sessão Plenária da Assembleia da República.
Os alunos e respetivos professores foram recebidos pelos deputados Maurício Marques, Pedro Canavarro, Pedro Saraiva e Pedro Alves do Grupo Parlamentar do PSD e por Paulo Campos do Grupo Parlamentar do PS. Também deste Grupo Parlamentar a nossa conterrânea Patrícia Moreirinha, de St.º António do Alva, acompanhou o nosso grupo na receção e na visita ao Palácio.
De registar também os materiais oferecidos a cada aluno, alusivos à Assembleia da República.
Após o almoço os alunos e professores dirigiram-se para o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota para assistir a um espetáculo multimédia.



domingo, 22 de abril de 2012

Contribuição para o estudo da qualidade da água dos fontanários da cidade de Oliveira do Hospital

Na sequência da atribuição do prémio de participação da 10.ª edição do Concurso de Ideias da Fundação Ilídio Pinho, vai o Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas levar a efeito uma palestra, subordinada ao tema em epígrafe, em que será oradora a Eng.ª Dulce Pássaro da ERSAR (Entidade Reguladora dos serviços de Águas e Resíduos).
Pensando que esta temática possa ser motivo de interesse, vimos convidar V.ª Exa. a estar presente no dia 27 de abril de 2012, pelas 15h00, na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital.

Tangram no JI do Vale Ferreiro


As atividades do Tangram promovidas pelo Clube Oficina de Jogos, passaram pelo JI do Vale Ferreiro - sala 2.
Foi muito gratificante verificar que as crianças adoraram esta atividade. 

Pequenos ciêntistas do JI Largo Feira


Desta vez os pequenos ciêntistas foram as crianças do JI do Largo Ferreiro e vieram à Escola Sede, participar nas atividades do Clube de Ciências.

 

Substâncias solúveis e insolúveis no 4.º A


O Clube Ciências começou neste 3.º período a suas atividades de articulação, na turma do 4.º A da EB1 de Oliveira do Hospital, com uma experiência de substâncias solúveis e insolúveis.

sábado, 21 de abril de 2012

Iniciados sagraram-se campeões distritais

A equipa de iniciados masculinos do nosso Agrupamento sagrou-se nesta manhã de sábado, CAMPEÃ DISTRITAL em futsal ao vencer a equipa do Agrupamento de Ança por 5 - 3.
O jogo realizou-se na nossa Escola.
De registar a falta de comparência da Escola Inês de Castro.
Agora a equipa da nossa Escola irá disputar a fase regional, com as equipas vencedoras dos restantes distritos da zona centro.
Muitos parabéns aos alunos e professor Carlos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Flores na EB1 S. Paio de Gramaços


O Clube Eco-Escolas foi à EB1 de S. Paio de Gramaços e esteve a ensinar os alunos a construir flores, utilizando materiais reciclados.
O produto final foi muito bonito e colorido.


Exposição de Barbies

Na montra do colecionador está patente uma exposição de Barbies.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Tangran no JI da Fontanheira


Depois da interrupção da Páscoa, o Clube Oficina de Jogos voltou às atividades de articulação com os Jardins do Agrupamento.
Desta vez passou pelo JI da Fontanheira onde ensinou a explorar o Tangran.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Fontanários da cidade de Oliveira do Hospital



O Agrupamento criou um novo Blogue tendo em conta, a passagem à 2ª fase do concurso “10ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho”.
O tema do projeto do nosso Agrupamento é “Contribuição para o estudo da qualidade da água dos fontanários da cidade de Oliveira do Hospital”.
Pode consultar toda a informação em: