quinta-feira, 31 de maio de 2012

Vulcões no JI do Vale Ferreiro

O Clube de Ciências promoveu uma atividade experimental sobre vulcões no JI do Vale Ferreiro.



Dramatizando

Decorreu mais uma edição das jornadas de teatro escolar "Dramatizando" na Casa da Cultura César Oliveira.

O nosso Agrupamento participou com várias peças:
- EB1 S. Paio Gramaços - Orelhas de Borboleta + Menina e o Mar;
- EB1 da Bobadela - O Nabo Gigante + O Pedro e o Lobo;
- EB1 de Santa Ovaia - A Galinha dos ovos de ouro;
- EB1 Senhor das Almas - O Nabo Gigante.


Caminhada Coração Saudável

Realizou-se na Bobadela uma "Caminhada Coração Saudável", onde os alunos das turmas do 1.º CEB, professores e funcionários participaram.
Foi uma atividade bastante animada e saudável.


Fim da plasticina ...

O Clube Eco-Escolas terminou o seu ciclo de articulação no JI de S. Paio de Gramaços. Também neste jardim a professora Cristina Reis ensinou a fabricar plasticina. Foi um ano cheio de atividades. 
Obrigado à professora por todo o trabalho que realizou com as crianças dos jardins e alunos das EB1 do Agrupamento.



Tangran no JI de S. Paio Gramaços

A história do Tangran e as atividades da sua exploração, passaram agora pelo JI de S. Paio de Gramaços, sendo o Clube Oficina de Jogos responsável pela dinamização.


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pequenos cientistas do JI Ol. Hospital

As crianças do jardim de infância de Oliveira do Hospital - sala n.º 1 vieram ao Clube de Ciências, aprender coisas novas e realizar um conjunto de experiências.
Foi um tarde bem passda.


1ª Caminhada jardim de infância / família do JI Largo da Feira

No dia 27 de maio de 2012, realizou-se a denominada "Caminhada agradável, Coração saudável" integrada nas atividades de maio mês do coração.
O percurso escolhido foi na zona dos Crastos, espaço florestal, rico em oxigénio e espécies arbóreas.
O percurso demorou sensivelmente uma hora, pelo caminho visitamos a capela do S. Sebastião, pertencente à freguesia da Bobadela.
As crianças estavam muito animadas e curiosas em perceber o que era " Uma caminhada".
Chegaram todos ao fim com vontade de realizar outra...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dia do abraço na EB1 de Oliveira do Hospital



O Dia do Abraço foi comemorado na Escola do 1.º ciclo de Oliveira do Hospitalpor todas as crianças, num ambiente de grande alegria e manifestações de amizade.
Os alunos do 1.º C apresentaram a dança tradicional "Um abracinho bem apertado".

sexta-feira, 25 de maio de 2012

3ª Corrida Solidária

Realizou-se a 3ª Corrida Solidária - Médicos do Mundo, em São Paio de Gramaços, tendo participado as crianças do Jardim de infância e os alunos da Escola do 1.º CEB. Participaram ainda os alunos do 4.º ano da EB1 de Oliveira do Hospital.


Corrida das 3 velas



O Clube de Ciências realizou uma nova experiência com as turmas do 4.º ano da EB1 de Oliveira do Hospital - Corrida das 3 velas.


Dia da Bola de Meia

As monitoras do CATL promoveram na passada 4ª feira o "Dia da Bola de Meia", uma atividade que decorreu no polivalente.
Esta atividade esteve aberta a toda a comunidade escolar e teve como máxima "Sê solidário e revive o passado".
No final todas as bolas foram oferecidas aos jardins de infância do nosso Agrupamento.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dar Sangue - 6 de junho 2012


Coleção de moedas e notas

Na Montra do Colecionador está patente uma exposição de moedas e notas.



terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia do Abraço




Hoje comemorou-se o Dia Internacional do Abraço, no entanto, o nosso Agrupamento antecipou esta comemoração e realizou uma grande atividade na passada 6ª feira, onde promoveu um abraço gigante.
Esta atividade promovida pela turma do 6.º I e pelo Clube de solidariedade, conseguiu que todo o Agrupamento participasse na mesma.
Assim, pelas 11h05 os alunos do 6.º I e do Clube distribuiram pelas salas uns autocolantes alusivos ao abraço (anteriormente já tinham sido distribuídos para o resto do Agrupamento).
Com a maior parte da comunidade vestida com uma t´shirt branca, todos se concentraram no campo de jogos ou nos recintos das Escolas / Jardins.
Na Escola Sede a festa teve uma participação especial - O cantor Gabriel Orlando.
Depois ao som da música "Dá-me um abraço" cantada e tocada pelo professor Vitor Jordão, todas as pessoas foram convidadas a colar um autocolante no peito de outra pessoa e dar um abraço. Muitos foram os abraços dados, mesmo ao longo do dia.
Foi uma atividade bastante animada e na qual muitos Encarregados de Educação participaram.

Plasticina no JI Largo da Feira

As crianças do JI Largo da Feira aprenderam a fabricar plasticina, com o Clube Eco-Escolas.
Após o fabrico  de várias massas, moldaram imensas figuras.


Clube Oficina de Jogos

O Clube Oficina de Jogos na semana passada foi a dois Jardins de infância, promover a história do Tangran.
Atividades no JI de Lagos da Beira:


Atividades no JI de Nogueira do Cravo:

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Conversa sobre Paralesia Cerebral



Realizou-se na nossa Escola uma conversa sobre a Paralesia Cerebral, com a presença de uma jovem - Catarina Santos e promovida pelo grupo de Educação Especial do nosso Agrupamento.
Participaram nesta conversa as turmas do 7.º ano e ainda o 6.º I.
Foi surpreendente para todos observar as capacidades comunicativas da Catarina, que prendeu a atenção de todos e despertou para um diálogo e troca de experiências.
São estes momentos que se tornam uma lição de vida e demonstram que aprender não está só dentro da sala de aula.
Há valores que só se aprendem, vivenciando momentos.
Obrigado Catarina por esta fantástica experiência.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tangran no JI de S. Ovaia



As crianças do JI de S. Ovaia aprenderam a história do Tangran com o Clube Oficina de Jogos, após o qual, realizaram vários puzzles.

domingo, 13 de maio de 2012

Semana da Europa

Integrada nas atividades do Clube Europeu, realizou-se no dia 9 de Maio, a Comemoração do Dia da Europa. Às 10 horas realizou-se o hastear da bandeira da União Europeia ao som do Hino da Alegria. À mesma hora abriu a Feira Europeia na qual toda a comunidade escolar pode participar adquirindo artesanato alusivo à União Europeia, realizado pelos alunos do Clube ao longo do ano letivo, rifas, livros, jogos e comida (crepes, scones, baguetes e pizza) confecionada pelo CEF de Cozinha. A Feira foi um sucesso dado que teve muita adesão de toda a Comunidade Escolar.
Na cantina da escola, decorada com as bandeiras de todos os países da União Europeia, foi servida uma ementa europeia: sopa de repolho (Portugal), bolonhesa (Itália) e bolo de maçã (Letónia).
Na Biblioteca Escolar esteve patente uma exposição de cartazes de cada país da UE, trabalhos elaborados por alguns Jardins de Infância e Escolas do 1.º CEB, no âmbito da itinerância desta exposição do Clube pelos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento, bem como uma exposição bibliográfica de autores de países da União Europeia.
O Clube Europeu agradece a todos os que colaboraram para que esta iniciativa fosse possível. Também uma saudação ao Clube Europeu da Escola Secundária que colaborou com o nosso Clube em algumas destas atividades.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Plasticina na EB1 Sr. Almas

Os alunos da EB1 do Sr. das Almas aprenderam a fazer massa de plasticina, com o Clube Eco-Escolas, depois a criatividade fer o resto ...


Exposição de Porta-chaves na Montra do Colecionador


Jogo do Quarto

Cientistas do 4.º C

Os alunos do 4.º C da EB1 de Oliveira do Hospital foram cientistas por uma manhã, ao participarem na experiência de substâncias solúveis do Clube de Ciências.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Debate "Que futuro para a União Europeia"


No âmbito das atividades dos Clubes Europeus do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas e Escola Secundária de Oliveira do Hospital, teve lugar na Casa da Cultura, no dia 7 de Maio, um debate subordinado ao tema "Que Futuro para a União Europeia".
No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou a declaração Schuman, uma proposta para a criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção da paz na Europa. Assim, o Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e comemorações que ajudam à aproximação da Europa aos seus cidadãos e os povos da União entre si.
Dado que as duas escolas se propõem comemorar o Dia da Europa, as celebrações começaram com a realização deste debate que contou com a presença de algumas individualidades: Deputados da Assembleia da República - Eng.º Maurício Marques (PSD) e Dr. Mário Ruivo (PS); Engº António Campos (ex-eurodeputado); Dr. Francisco Rolo (Vice-Presidente da Câmara Municipal) e Diogo d'Ávila da Comissão Política do PCP. O debate foi moderado pela ex-aluna das duas escolas Ana Pinto e teve como público alvo os alunos do 9.º ano do nosso Agrupamento e algumas turmas do 11.º e 12.º da Escola Secundária.
As comemorações do Dia da Europa vão continuar na 4ª feira, dia 9, com o hastear da bandeira da União Europeia ao som do Hino da Alegria e uma Feira Europeia (artesanato, gastronomia, livros usados, rifas...) a realizar no recinto da cantina. De referir ainda que na Cantina será fornecida uma ementa europeia.