segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A Biblioteca vai à Escola

No dia 26 de outubro deu-se início ao Projeto - "A Biblioteca vai à Escola".
A equipa, constituída por dois docentes de diferentes áreas de lecionação – Cristina Reis (Ed. Visual) e Alexandre Gaspar (Ed. Musical), deslocou-se ao Jardim de Infancia de OlIveira do Hospital.
A atividade desenvolveu-se em três fases - leitura e exploração da  "Lenda de S. Martinho", dinamização com instrumentos musicais e  participação da “pequena comunidade escolar” em danças e cantares.
Toda a ação desenvolvida teve como tema de partida o outono e o S. Martinho.
Esta última serviu para a comunidade relembrar que se  aproxima  a atividade  - O Magusto que todos os anos envolve toda a  comunidade educativa.
 
 

BI dos Hominídeos

Está ainda patente na nossa Biblioteca, uma exposição de trabalhos de alunos do 7.º ano, no âmbito da disciplina de História e sob o tema "BI dos Mominídeos".



sábado, 27 de outubro de 2012

Dia da alimentação na EB1 OH

Continuam a chegar mais alguns trabalhos sobre o dia da Alimentação.
Para comemorar esta efeméride, na EB1 de Oliveira do Hospital realizaram-se algumas atividades referentes a esta temática: lanche saudável organizado pelas turmas  A ,  B  e C do 3.º ano e  construção de uma  roda dos alimentos,  com alimentos naturais, para que todos soubessem as quantidades e qualidades dos variados tipos de alimentos que devemos consumir.
Recebemos, com muito agrado, a visita dos meninos do Pré-escolar de Oliveira do Hospital.
Foi um dia muito divertido !
 

As turmas do 4.º ano visitaram concelho

As turmas do 4.º ano do Agrupamento visitaram a parte sul do concelho de Oliveira do Hospital, aprendendo assim um pouco da cultura local.
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

5.º Torneio de abertura de Gira-Volei




Realizou-se hoje na nossa Escola o 5.º Torneio de abertura de Gira-Volei.

Alimentação do 2.º B da EB1 OH

Os alunos da turma do 2.º B da EB1 de Oliveira do Hospital, elaboraram alguns trabalhos sobre a semana da alimentação.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Refeições do CEF de Cozinha





A turma do CEF de Cozinha no âmbito da sua componente prática do curso, apresentou na passada 6ª feira uma ementa bastante apetitosa.
Pratos principais:
- Carne de porco à Alentejana;
- Bacalhau à Gomes de Sá. 
Para sobremesa havia - pêras recheadas com chocolate derretido.
Para além do aspeto, estava muito bom e eu atesto ... !!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Para comemorar o dia mundial da alimentação, o Jardim de Vale de Ferreiro, organizou a confeção de duas receitas tradicionais com um produto da horta: “papinhas de abóbora-menina” e “doce de abóbora com nozes”.
As papinhas foram servidas no Jardim, como sobremesa. Como motivação à introdução deste prato recorremos a uma estratégia lúdica: servir as papinhas utilizando os materiais da casinha de bonecas (previamente desinfetado).
No final do dia cada criança levou um boião com doce para casa.

Doce de abóbora
Ingredientes: Abóbora, Açúcar, Raspa de laranja, Nozes, Pau de canela.

Papas de abóbora
Ingredientes: Abóbora, Leite, Farinha de trigo, Farinha de milho, Pau de canela, Sal, Açúcar a gosto.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Palestra "Disturbios Alimentares"




No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação que amanhã se comemora, os alunos do 5.º ano participaram hoje numa palestra subordinada ao tema "Disturbios Alimentares", dinamizada pela Draª. Guiomar Sarmento (Delegada de Saúde) e promovida pelo Projeto PES da nossa Escola.

Montra do Colecionador

Mais uma vez o grupo de História do Departamento III irá promover este ano letivo a atividade - Montra do Colecionador.
A primeira montra já está patente no armário localizado no r/c do pavilhão D, com uma exposição de relógios.


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Mega Salada de Fruta


Incluído  no "Dia da Alimentação" que se comemora no próximo dia 16 de outubro 2012, realizou-se hoje a atividade - Mega Salada de Fruta.
Os alunos, professores e funcionários da nossa Escola, puderam comer uma salada de fruta, sendo assim, sensibilizados para a importância que a fruta tem na nossa alimentação.
Algumas turmas do 1.º CEB, também participaram na atividade organizada pelo Programa PES - Educação para a Saúde, da nossa Escola.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Galardão Eco- Escolas 2011 / 2012


A nossa Escola recebeu ontem em Gondomar, o Galardão Eco - Escolas 2011 / 2012.
Mais uma vez o trabalho desenvolvido pelo Clube da nossa Escola foi reconhecido e é com enorme satisfação, que voltámos a ser contemplados.
Parabéns à professora Cristina Reis, pelo trabalho de articulação feito não só com os alunos do 2.º e 3.º CEB, mas fundamentalmente, com os jardins e escolas do 1.º CEB do nosso Agrupamento.
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação - 16 outubro 2012


- Tome sempre o pequeno-almoço.
- Inclua nas refeições, do dia, alimentos de todos os setores da roda dos  alimentos, nas porções por ela sugeridas, variando o mais possível dentro de cada setor.
- Não passe mais de três horas sem comer.
- Evite alimentos com muito sal (batatas fritas, aperitivos, etc.) ou açúcar (bolos, gomas, refrigerantes, etc.). 
- Evite os fritos ou alimentos com muita gordura e prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos, assados e grelhados. Nos alimentos assados ou grelhados não consuma as partes queimadas. Consuma azeite em vez das outras gorduras, mesmo nos cozinhados.

Vindimas

Inserido no tema "outono" as crianças do Jardim de infância do Vale de Ferreiro, a convite de uma encarregada de educação, participaram numa vindima e observaram uma adega tradicional onde ainda se fabrica o vinho.



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Mundial da Música

Comemora-se hoje o "Dia Mundial da Música". Alguns alunos tocaram na sala de professores, numa atividade promovida pela Biblioteca, alusiva a este dia.