segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"Hoje há palhaços" no JI da Lajeosa


O projeto "A biblioteca vai à escola" deslocou-se a Lajeosa na passada 6ª feira, onde as crianças do JI puderam assistir à dramatização da história "Hoje há palhaços".
Foram ainda cantadas as canções "O palhaço", “Mariana”, “As 5 vogais” e "Abraço".
Esta atividade dinamizada pelos professores Alexandre Gaspar e Cristina Reis, foi bastante participada por todos.


Acompanhamento Escolar e Métodos de Estudo


No passado dia 21 de Fevereiro 2013 realizou-se na nossa escola uma Ação de Formação subordinada ao tema Acompanhamento Escolar e Métodos de Estudo, dirigida aos pais ou encarregados de educação dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.
Esta Ação foi dinamizada pela Psicóloga do nosso Agrupamento e teve como principais objetivos a criação de um espaço de reflexão sobre a importância do acompanhamento parental dos jovens estudantes e a partilha de algumas dicas sobre técnicas de estudo para que, suportados pelo binómio escola-família, estes possam aprender com o maior êxito possível.
Foi com grande satisfação que, superando as nossas expectativas, registámos um número considerável de presenças. Foram várias as mães e pais que, apesar da conjuntura socioeconómica difícil em que todos nos encontramos, não quiseram deixar de estar presentes em mais este momento de encontro entre a escola e a família, mostrando que estão disponíveis e interessados em pensar e apoiar o futuro escolar dos seus filhos.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sessão distrital do Parlamento Jovem

Decorreu na 2ª feira em Coimbra no salão nobre da Câmara Municipal, a sessão distrital do parlamento jovem 2013, onde mais uma vez a nossa Escola esteve representada.
A equipa da nossa Escola era constituída pelos alunos:  João Duarte (9.ºA), Mykhaylo Krasovsky e João Oliveira (9.º D).
Apesar de e nossa equipa não ter sido apurada para a fase seguinte, ficou como primeira suplente, tendo dignificado a sua participação nesta edição do parlamento jovem, que tinha como tema principal "Ultrapassar a crise".



Visita de estudo dos 7.º anos

A turmas do 7.º ano realizaram uma visita de estudo a Coimbra - Exploratório de Ciência Viva e Museu de Conimbriga.


A Biblioteca foi a Nogueira do Cravo

O projeto "A biblioteca vai à escola" deslocou-se a Nogueira do Cravo, onde as crianças do JI e da EB1, puderam assistir à dramatização da história "Hoje há palhaços".
Foram ainda cantadas as canções "O palhaço" e "Abraço".
Esta atividade dinamizada pelos professores Alexandre Gaspar e Cristina Reis, foi bastante participada por todos.




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

SIMULACRO EB1 DE OLIVEIRA HOSPITAL


No dia 31de janeiro, pelas 14h45, realizou-se (sem aviso prévio) na EB1 de Oliveira do Hospital, um “ensaio” de simulacro para testar os procedimentos a adotar perante uma situação de incêndio.
Este exercício visou testar a evacuação de todos os ocupantes do estabelecimento, para o ponto de encontro (campo de jogos) e decorreu sem atropelos.
No final toda a população escolar reconheceu a importância de estar esclarecida em matéria de segurança e foi muito colaborativa.


Biblioteca no JI da Fontanheira


No dia 1 de fevereiro a nossa Biblioteca foi ao JI da Fontanheira com o projeto  "A Biblioteca vai à Escola" dramatizar a história "Hoje há Palhaços" e cantar canções alusivas ao Carnaval. 

Também foram cantadas as canções: "Um Abraço", "As 5 vogais" e "A Mariana".
Houve grande participação por parte de todos os intervenientes e os meninos adoraram a nossa presença.

Os professores
Alexandre Gaspar e Cristina Reis




A Ludoteca foi ao JI da Bobadela


No dia 1 de fevereiro a Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital foi ao JI da Bobadela.
A Ana Isabel, a Margarida e a D. Rosário contaram a história “Margot e Ondina – a história de uma gota de água”, a qual tinha como cenário um mar muito bonito.
Margot é uma gota de água que está muito doente, pois foi contaminada por águas poluídas. Ondina, uma gota sua amiga, ajuda Margot a curar-se, para que possa voltar a ser uma gota de água saudável.
Esta história ajudou-nos a refletir sobre a poluição da água, os cuidados que devemos ter para a evitar e sobre a função das estações de tratamento de águas residuais (ETAR).
Gostámos muito da história e do cenário, cujos personagens e seres vivos são feitos com materiais recuperáveis.
Obrigado à Ludoteca pela visita e pela disponibilidade manifestada, pois de outra forma não poderíamos ver esta bonita história.


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Montra do colecionador

Na montra do colecionador está patente uma exposição de "Tazos, cromos de cães e leques".



Demonstração de Boccia

Realizou-se na nossa Escola uma demonstração do jogo de Boccia, uma modalidade Olímpica e praticada por pessoas com deficiência.
Portugal já consquistou diversas medalhas nos Jogos Paraolímpicos e através destas atividades, possíbilita-se olhar a diferença com maior igualdade.
Foi pois, com enorme entusiasmo que os nossos alunos, participaram nesta atividade promovida pelo grupo de Educação Especial.
Agradecimento também aos atletas e seus acompanhantes que se deslocaram de Coimbra.

O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destacamos o bowling e a petanca.
Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).
As vertentes do jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica.
O objetivo deste magnífico desporto é colocar as bolas de cor (seis azuis contra seis vermelhas) o mais perto possível de uma bola alvo (bola branca), que é lançada estrategicamente por um primeiro jogador, para dentro do recinto de jogo (Campo de Boccia).
Não há limite de idade para a prática da modalidade, é um jogo misto e pode ser jogado por pessoas portadoras ou não de dificuldades físicas ou motoras. Os recursos materiais, assim como as Regras de Boccia foram adaptados(as), de forma a possibilitar a prática a pessoas que tenham dificuldades motoras.
 

Curiosidades sobre a água

Na biblioteca da nossa Escola está patente uma exposição com o tema "Curiosidades sobre a água".


A água na EB1 de Lagos da Beira

No dia 18 de janeiro fomos à escola do 1.º CEB de Lagos da Beira realizar atividades para os alunos do 1.º ciclo e do pré com o tema: " A Água".
Os alunos contaram uma história baseados nas imagens do livro: "A Onda".
Utilizaram instrumentos de percussão para sonorizarem a história.
Por fim cantaram duas canções: "Se eu fosse um peixinho" e "Um Abraço".
A atividade foi realizada com grande entusiasmo e empenho por parte de todos os intervenientes.


Os professores: Alexandre Gaspar e Cristina Reis
 

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A água na Bobdela

No dia 25 de janeiro fomos à escola do 1.º CEB da Bobadela realizar atividades para os alunos do 1.º ciclo e do pré com o tema: " A Água".
Os alunos contaram uma história baseados nas imagens do livro: "A Onda".
Utilizaram instrumentos de percussão para sonorizarem a história.
Por fim cantaram duas canções: "Se eu fosse um peixinho" e "Um Abraço".
A atividade foi realizada com grande entusiasmo e empenho por parte de todos os intervenientes.


Os professores: Alexandre Gaspar e Cristina Reis