quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Hoje comemora-se o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência".
Em virtude da greve de professores, este dia será comemorado amanhã na nossa Escola, através de uma exposição de trabalhos e de um espectáculo musical que ocorrerá às 14h30 no polivalente da Escola.
Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a exposição e assistir ao espectáculo.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Escritor do Mês


Maria Teresa Maia Gonzalez, foi escolhida pela equipa da Biblioteca como a escritora do mês.
Maria Teresa é uma escritora Portuguesa nascida em Coimbra, em 1958.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, plea Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi professora le Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.
Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar & Mariama; A Fonte dos Segredos; O Guarda da Praia, etc.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Corta-mato Escolar

Está a realizar-se esta manhã o Corta-mato Escolar, com a presença de cerca de 180 alunos.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Em busca da tranquilidade

Carta aos Pais e Encarregados de Educação
Muito se tem falado da Avaliação de Desempenho de Professores, ao longo dos últimos meses.
Quase toda a gente já ouviu falar, já falou e tem assistido diáriamente nos meios de comunicação social a esta “luta” que opõe o Ministério da Educação aos Professores.
Não quero neste artigo tecer qualquer opinião sobre o modelo de avaliação proposto, ou nas reivindicações dos Professores, quero sim, dirigir-me aos Pais e Encarregados de Educação do nosso Agrupamento.
Temos sentido alguma preocupação dos Pais e diga-se que justa, face ao mediatismo que todo este processo tem desencadeado.
Os Professores do nosso Agrupamento e de todo o país estão a lutar pelos seus direitos e pela sua classe, tal como é feito em todas as outras profissões.
Diga-se e para esclarecer toda a comunidade que OS PROFESSORES QUEREM SER AVALIADOS, apenas não concordam com o modelo e a forma como foi imposto, por ser demasiado burocrático e por este não ser uma mais valia na melhoria da actividade Docente e do próprio ensino.
A vida do nosso Agrupamento é muito mais do que a Avaliação dos Professores.
Este Agrupamento tem demonstrado em cada ano que passa um maior dinamismo e uma maior ligação à sua comunidade. Esta envolvência também se tem reflectido numa melhoria das aprendizagens, onde para além do esforço dos alunos, está o profissionalismo e a competência do corpo Docente.
Tenho total confiança nos Professores deste Agrupamento.
Independentemente da luta que agora está a ser travada, podem os Pais ficar descansados que as aprendizagens dos vossos educandos nunca irá ser beliscada.
Temos melhorado as condições a todos os níveis, para que o processo ensino-aprendizagem seja feito num ambiente cada vez mais confortável e cada vez mais adaptado à evolução dos métodos e técnicas de ensino.
É em prol da Escola publica que trabalhamos, pois também aqui existem excelentes Professores e alunos.
Não duvidem vós Pais e Encarregados de Educação que estamos unidos na luta pelos nossos direitos, mas também, pela educação dos vossos filhos.
O Presidente do Conselho Executivo:
Luís Carlos Silva Ângelo
Oliveira do Hospital, 25 de Novembro de 2008

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário

O Ministério da Educação esclarece, através de um despacho que aguarda publicação no Diário da República, a aplicação do Estatuto do Aluno no que respeita às consequências das faltas justificadas, designadamente por doença ou outros motivos idênticos, depois de ouvida a Confederação Nacional das Associações de Pais.

Despacho

Considerando que a adaptação dos regulamentos internos das escolas ao disposto no Estatuto do Aluno nem sempre respeitou o espírito da Lei, permitindo dúvidas nos alunos e nos pais acerca das consequências das faltas justificadas designadamente por doença ou outros motivos similares
Considerando que o regime de faltas estabelecido no Estatuto visa sobretudo criar condições para que os alunos recuperem eventuais défices de aprendizagem decorrentes das ausências à escola nos casos justificados
Tendo em vista clarificar os termos de aplicação do disposto no Estatuto do Aluno, determino o seguinte:
1 – Das faltas justificadas, designadamente por doença, não pode decorrer a aplicação de qualquer medida disciplinar correctiva ou sancionatória.
2 – A prova de recuperação a aplicar na sequência de faltas justificadas tem como objectivo exclusivamente diagnosticar as necessidades de apoio tendo em vista a recuperação de eventual défice das aprendizagens.
3 – Assim sendo, a prova de recuperação não pode ter a natureza de um exame, devendo ter um formato e um procedimento simplificado, podendo ter a forma escrita ou oral, prática ou de entrevista.
4 – A prova referida é da exclusiva responsabilidade do professor titular de turma, no primeiro ciclo, ou do professor que lecciona a disciplina em causa, nos restantes ciclos e níveis de ensino.
5 – Da prova de recuperação realizada na sequência das três semanas de faltas justificadas não pode decorrer a retenção, exclusão ou qualquer outra penalização para o aluno, apenas medidas de apoio ao estudo e à recuperação das aprendizagens, sem prejuízo da restante avaliação.
6 – As escolas devem adaptar de imediato os seus regulamentos internos ao disposto no presente despacho, competindo às Direcções Regionais de Educação a verificação deste procedimento.
7 – O presente despacho produz efeitos a partir do dia seguinte à data da sua assinatura.
Lisboa, 16 de Novembro de 2008
A Ministra da Educação




quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Olimpíadas Portuguesas da Matemática


Hoje estão a decorrer as “Pré-Olimpíadas” e “Categoria A” das Olimpíadas Portuguesas da Matemática.
Estas provas estão a ser realizadas nesta Escola desde as 15h30 até às 17h30, sendo 87 os alunos inscritos.

Computador Magalhães

Está já em curso a aquisição do computador “Magalhães”, por parte dos alunos deste Agrupamento e a nível nacional.
Recordo que este computador é destinado aos alunos do 1.º CEB.
A aquisição tem de ser feita com o professor titular da turma, sempre com a devida autorização do respectivo Encarregado de Educação.
Aproveito esta oportunidade para informar os pais que, esta aquisição é voluntária.
Os computadores são para uso exclusivo dos alunos. Não existe nenhuma obrigatoriedade na sua compra e não se destina ao seu uso nas aulas.
Pode acontecer que em algum momento os professores solicitem aos alunos que tragam o computador, para a execução de algum trabalho se estes o tiverem.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Conselho Geral Transitório já foi constituído




O Conselho Geral Transitório já está constituído na sua totalidade.
Na ultima reunião tomaram posse os membros cooptados e foi eleito também o presidente deste Órgão.
Carlos José Saraiva Dinis (à direita na primeira fotografia), professor da Escola do 2.º e 3.º CEB de Oliveira do Hospital foi eleito por larga maioria, como presidente do Conselho Geral Transitório. Este docente já foi aliás, presidente da Assembleia de Escola do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas.
O professor Eduardo António Marques Albuquerque (à esquerda na primeira fotografia) deixou agora o cargo de Presidente da Assembleia de Escola, Órgão que foi agora substituído pelo Conselho Geral.
Ao presidente cessante este Agrupamento agradece todo o trabalho desenvolvido e ao novo presidente, desejamos muito sucesso nas competências que lhe estão agora atribuídas.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Problema do mês de Matemática


O Departamento de Matemática já lançou o "Problema do Mês". Resolve e entrega dentro da data limite. A resolução do problema é aberto a toda a comunidade e pode ser apresentado no espaço destinado aos comentários.


sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dia das Bruxas



Hoje comemora-se o "Dia das Bruxas".
Aqui na Escola no dia hoje têm andado muitas "bruxinhas" por aí... cuidado !!!

Basquetebol na Escola




Foi promovido na nossa Escola uma exibição de Basquetebol, com a presença de atletas Norte Americanos do Sampaense Basket.
É sempre uma motivação para as nossas crianças, contactar com atletas profissionais e de elevada estatura.
No final realizou-se uma sessão de autógrafos.



sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário

Reportando-nos à publicação da Lei n.º 3/2008, de 3 Janeiro, que aprovou o Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, introduzindo alterações à Lei n.º 30/2002, de 20 de Dezembro, e no que diz respeito, mais concretamente ao art.º 22.º e à sua aplicação, as escolas, por despacho de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Educação, exarado a 05-09-08, devem observar o seguinte:
1. A prova de recuperação deve ser encarada como uma medida de responsabilização dos deveres inerentes ao direito à educação e não como uma medida estritamente punitiva, dado que respeita à relação de ausência – independentemente da sua natureza – com a aprendizagem, pois que as medidas disciplinares a tomar, por razão da natureza das faltas, são as indicadas no n.º 1 do artigo 22.º.
2. Enquanto instrumento de avaliação, a prova de recuperação deve ser adequada à situação específica do aluno e à natureza da disciplina ou disciplinas, o que pressupõe o recurso ao(s) instrumento(s) de avaliação considerado(s) mais apropriado(s) para que o aluno faça prova da sua recuperação nas matérias e/ou competências desenvolvidas durante a respectiva ausência; isto é, o formato da prova a aplicar decorre da situação específica, podendo ser de natureza oral, prática ou escrita, pelo que a ficha de avaliação ou o teste escrito constituem apenas um de entre vários instrumentos de avaliação passíveis de aplicação. 3. A informação resultante da realização da prova de recuperação, quando respeitar à aplicação da alínea a) do n.º 3, do art.º 22.º, deve permitir à escola a determinação das actividades, concebidas no âmbito curricular, de enriquecimento curricular ou de apoio educativo, que contribuam para que os alunos adquiram os conhecimentos e as competências consagradas nos currículos em vigor.

Dia Mundial da Alimentação

Comemorou-se ontem o "Dia Mundial da Alimentação" e aqui na Escola foram dinamizadas algumas sessões de esclarecimento sobre o tema.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Viagem a Bruxelas - Parlamento Europeu 1

Na impossibilidade de o podermos fazer diariamente e, no decurso da viagem, (ausência de internet no local de alojamento) colocamos, hoje, aqui algumas das fotos mais significativas dos nossos alunos e professores, elucidativas dos 4 dias intensos e fantásticos que tiveram o previlégio de disfrutar.







quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Viagem ao Parlamento Europeu


Dois alunos da nossa Escola viajaram hoje para Bruxelas, numa viagem de alunos das Escolas da Beira Serra ao Parlamento Europeu, organizada pela ADIBER.
Os critérios de selecção tiveram em conta o aproveitamento escolar e usufruírem de subsídio escolar (alunos carenciados).
Os nossos alunos – Luís Miguel e Ana Paula, foram acompanhados pelo Professor João.
Ao longo dos dias vamos dar sempre que possível, informações sobre a viagem.

Programa provisório.

Dia 9 de Outubro (quinta-feira)
07h00 – Saída para Lisboa
10h15 – Check-In Aeroporto de Lisboa
11h45 – Saída do Aeroporto de Lisboa
15h30 – Chegada a Bruxelas
17h00 – Check-In no Alojamento
19h30 – Jantar

Dia 10 de Outubro (sexta-feira)
09h00 – Saída do Alojamento
11h30 – Visita ao Parlamento Europeu
13h00 – Almoço no Parlamento Europeu
15h00 – Visita ao Centro de Bruxelas
19h30 – Jantar

Dia 11 de Outubro (sábado)
09h00 – Saída do Alojamento
Visita a Bruges e a Gent em Autocarro
19h00 – Regresso a Bruxelas
20h00 – Jantar

Dia 12 de Outubro (domingo)
09h30 – Check-Out do Alojamento
14h30 – Check-In no Aeroporto de Bruxelas
16h15 – Saída do Aeroporto de Bruxelas
18h05 – Chegada ao Aeroporto de Lisboa
Regresso à Beira Serra

Bandeira Eco-Escolas


Tal como foi divulgado ontem pelas 15h30, foi hasteada a nova Bandeira Eco-Escolas, referente ao ano lectivo 2006 - 2007.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Computador Magalhães

Caro Encarregado de Educação
O programa e.escolinha destina-se aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico público e privado e tem como finalidade garantir a generalização do uso do computador e da Internet, potenciando o acesso ao conhecimento.
No âmbito deste programa será entregue aos alunos o Magalhães, um computador resistente ao choque e aos líquidos e com uma dimensão e peso reduzidos, especialmente concebido a pensar nas crianças, mas que pode ser usado por toda a família. O Magalhães vem equipado com conteúdos educativos especialmente seleccionados para os alunos do 1.º ciclo, permitindo o acesso à Internet na escola. Toda a informação sobre as especificações técnicas e a lista de programas instalados encontra-se disponível no sítio da internet do e.escolinha, em http://www.eescolinha.gov.pt

Como ter acesso a um computador Magalhães?
O Ministério da Educação emitirá códigos de validação para todos os alunos matriculados este ano lectivo no 1.º ciclo do ensino básico e informará os estabelecimentos de ensino.
Assim, para aderir ao programa e.escolinha e obter o computador Magalhães, deverá seguir os seguintes passos:
1. Quando contactado pelo Professor da Turma deve preencher e assinar a ficha de inscrição e termo de responsabilidade facultados pela escola, optando por aderir ou não a um serviço de acesso à Internet.
Deve preencher e assinar estes documentos e entregar ao professor, declarando assim a sua intenção de adesão ao programa e delegando no professor a competência para efectuar a inscrição e acompanhar o processo.
Os operadores de serviço de acesso à Internet aderentes ao programa são os seguintes: Optimus, TMN, Vodafone e ZON Multimedia.
A aquisição do serviço de acesso à Internet é facultativa, mas mesmo que opte por não aderir, deve obrigatoriamente indicar um dos operadores para que seja este a tratar de todo o processo de pagamento do computador Magalhães e de entrega na escola.
Apesar de facultativo, é de salientar o carácter excepcional das condições oferecidas pelos operadores aderentes na aquisição do serviço de acesso de Internet.
2. Efectuar o pagamento do computador Magalhães quando notificado pelo operador (e preencher o contrato de adesão a um serviço de Internet de banda larga, remetendo-o ao operador, no caso de ter optado por este serviço).
O valor a pagar pelos encarregados de educação pelo computador Magalhães será de € 0
(zero euros) para os alunos abrangidos pelo escalão A da ASE; € 20 (vinte euros) para os alunos abrangidos pelo escalão B da ASE; € 50 (cinquenta euros) para os restantes alunos.
Se optar por aderir ao serviço de acesso à Internet, quando receber a notificação para o pagamento do equipamento, recebe ainda o contrato deste serviço para preencher e remeter ao operador. Neste momento, pode ainda desistir da subscrição do serviço de acesso à Internet.
3. Aguardar pela entrega do computador Magalhães na escola.
Uma vez efectuado o pagamento pelo encarregado de educação através dos métodos disponibilizados pelo operador seleccionado, os computadores Magalhães serão entregues pelos operadores na escola, na data previamente agendada pela escola, que procederá à sua distribuição.

Para informações adicionais deverá contactar o Professor da Turma interlocutor privilegiado em todo o processo.
O programa e-escolinhas representa uma aposta chave e decisiva no 1.º ciclo do ensino básico, e para o qual contamos desde já com a sua colaboração.

A Directora Regional de Educação,
Engrácia Castro

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Hastear da bandeira Eco-escolas 2007

Após a recepção do Galardão Eco-escolas 2007 em Torres Vedras, no passado dia 26 de Setembro de 2008, os alunos e professores do clube, convidam toda a comunidade escolar, para estarem presentes no hastear da Bandeira Eco-escolas 2007.
Esta pequena cerimónia vai decorrer na nossa Escola no dia 8 de Outubro de 2008, pelas 15h30, junto à entrada principal da Escola.

Dia do Professor



Comemorou-se no passado domingo dia 5 de Outubro, o “Dia do Professor”.
Mais uma vez este dia foi também comemorado na nossa Escola, mas apenas ontem, em virtude de o dia 5 ter coincidido com um domingo.
Na Biblioteca esteve patente um painel com fotografias de professores, alguns actuais, outros que já por cá passaram e outros que já se aposentaram.
Foi também distribuído um marcador de livros, com um poema alusivo ao tema.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Torneio de Abertura de Gira-Volei



Realizou-se ontem na nossa Escola o Torneio de Abertura de Gira-Volei, para alunos dos 8 aos 15 anos. Também participaram alunos da Escola Secundária, no projecto Gira + (16 aos 23 anos).
Foi uma manhã diferente com muita cor e movimento, onde o desporto e o convívio predominaram.
Este torneio organizado pelo Departamento de Educação Física, contou com a presença de elementos da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Na parte da tarde houve uma formação para professores.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Galardão Eco-Escolas 2007 - 2008



Mais uma vez a nossa Escola foi contemplada com o Galardão Eco-Escolas, referente ao ano lectivo 2007-2008.
No passado dia 26 de Setembro de 2008, três alunas da nossa Escola e percentes ao clube, acompanhadas pela Professora Silvia, receberam em Torres Vedras o referido Galardão.
Aproveitamos a oportunidade para felicitar os Professores e alunos pertencentes ao clube, por todo o trabalho desenvolvido no ano lectivo transacto.