quarta-feira, 20 de abril de 2011

Formação de Socorrismo


Todos os professores e funcionários do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas estiveram em formação de 13 a 14 de Abril 2011, sobre Socorrismo.
Esta ação de formação “Socorrismo na Escola” que decorreu na Escola Sede do Agrupamento, teve como objetivo aprender os procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais, bem como impedir o agravamento, até que a vitima receba adequada assistência.
Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico, o mais breve possível.
Os três temas base desta formação foram: Reanimação Cárdio-respiratória, Traumatologia (Hemorragias, Fraturas, Queimaduras e Lavagem de feridas), Doenças Súbitas e Outros Acidentes (Obstrução da via aérea, Hipoglicémia e Hiperglicémia, Crise Asmática, Convulsões, Intoxicação; Desmaio e Epilepsia).
Esta formação foi dada por dois Bombeiros tripulantes de ambulâncias de socorro – INEM e por três enfermeiros, aos quais agradecemos toda a dedicação, empenho e disponibilidade para com este Agrupamento.
Num Agrupamento com esta dimensão, onde muitos Jardins e Escolas do 1.º CEB estão de alguma forma distantes do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, é importante poder dar uma primeira assistência e desencadear os passos seguintes.
Foi pensando em primeiro lugar nos nossos alunos e depois em toda a comunidade escolar que trabalha no Agrupamento, que esta ação de formação foi programada para esta interrupção letiva.

Sem comentários: