Esta ação de formação “Socorrismo na Escola” que decorreu na Escola Sede do Agrupamento, teve como objetivo aprender os procedimentos básicos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em situação de risco de vida, procurando manter os sinais vitais, bem como impedir o agravamento, até que a vitima receba adequada assistência.
Portanto, a prestação de primeiros socorros não exclui a importante avaliação de um médico, sendo de fundamental necessidade o atendimento clínico, o mais breve possível.
Os três temas base desta formação foram: Reanimação Cárdio-respiratória, Traumatologia (Hemorragias, Fraturas, Queimaduras e Lavagem de feridas), Doenças Súbitas e Outros Acidentes (Obstrução da via aérea, Hipoglicémia e Hiperglicémia, Crise Asmática, Convulsões, Intoxicação; Desmaio e Epilepsia).
Esta formação foi dada por dois Bombeiros tripulantes de ambulâncias de socorro – INEM e por três enfermeiros, aos quais agradecemos toda a dedicação, empenho e disponibilidade para com este Agrupamento.
Num Agrupamento com esta dimensão, onde muitos Jardins e Escolas do 1.º CEB estão de alguma forma distantes do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, é importante poder dar uma primeira assistência e desencadear os passos seguintes.
Foi pensando em primeiro lugar nos nossos alunos e depois em toda a comunidade escolar que trabalha no Agrupamento, que esta ação de formação foi programada para esta interrupção letiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário