quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Filas da cantina



Tem havido alguma preocupação por parte dos Encarregados de Educação, relativamente ao tempo de espera na fila da cantina escolar. Este é um problema de facto real, mas que tem várias razões para existir e para o qual estamos a trabalhar, de modo, a tentar minimizar o seu efeito.

Uma das razões que mais contribui para esta situação, é a baixa médica de três funcionárias. Depois o facto de em 2 horas terem de ser servidas mais de 600 refeições. Existem alguns dias em que o número ainda é superior, tendo em conta a ementa.

Um outro aspecto prende-se com facto de muitos alunos, em vez de irem para a fila após o toque, preferirem brincar, passear, jogar, etc e só quando se aproximam as 14h00 é que se lembram de ir almoçar. Isto provoca como é óbvio um grande aglomerado neste período e consequentemente chegam tarde às aulas. Esta é uma situação verificada com os nossos próprios olhos. Temos chamado a atenção destes alunos, juntamente com os Directores de Turma. Solicitamos também a colaboração dos Encarregados de Educação, na formação e educação destes hábitos diários dos seus educandos.

Senão nos preocupássemos tanto com os alunos, não implementaríamos várias medidas no sentido de os educarmos para uma alimentação cada vez mais saudável.
Não compreendemos também o facto de alguns pais terem a opinião de que, não devíamos fechar o nosso bar no período de almoço. Mas são muitos destes pais que, permitem que os seus filhos saiam da Escola neste período e lhes dêem dinheiro, para que estes vão ao exterior comprar produtos alimentares e se alimentem de uma forma completamente desajustada.
Já implementámos um cartão “via verde” de modo, a que, os alunos tenham prioridade na fila da cantina, tendo em conta o seu período de almoço.
Juntos conseguiremos cultivar uma educação cívica mais forte e essencialmente criar condições para que todas as crianças possam ter as mesmas condições.

Hastear da Bandeira Eco-Escolas



Realizou-se ontem o hastear da Bandeira Eco-Escolas 2008 / 2009.
Foi com muito agrado que muitos alunos e professores, participaram nesta pequena cerimónia que se realizou na tarde de ontem.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Comemora-se hoje dia 28 de Outubro, o "Dia Internacional das Bibliotecas Escolares".
A BIBLIOTECA ESCOLAR assume-se hoje como um lugar privilegiado para o desenvolvimento das competências leitoras e das literacias de informação e do conhecimento disponibilizando num mesmo espaço educativo uma considerável diversidade de recursos em diferentes suportes, permitindo o desenvolvimento de uma dinâmica formal e informal que integra as vertentes educativa, cultural e recreativa.
Para assinalar o dia das BIBLIOTECAS ESCOLARES vão ser promovidas actividades nas quais podem participar.
ACTIVIDADES:
“ Descobre o livro ao qual pertence a página…”8:30h; 9:15h;
“ Descobre a BE/CRE!”9:15h; 10:20h
“ Bibliopaper.”11:05h;15:30h; 16:15h (Esta actividade destina-se a utilizadores da BE/CRE
que já foram acompanhados em visitas guiadas a este espaço).
Os interessados em participar devem dirigir-se à BE/CRE, ler as instruções para o desenvolvmento das actividades e fazerem a sua inscrição.

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

As crianças apreciam sempre, e em qualquer ocasião, uma boa história. Seja para dormir ou por mera distracção, o mundo da fantasia e do imaginário sempre fascinou os mais novos.
Uma das Missões das Bibliotecas Escolares é Promover a Leitura.
A Missão dos Educadores/Professores é Contagiar Leitores.
A Missão dos Pais é Ler com/para os Filhos.
A família tem papel fundamental na formação de leitores. Quando a leitura é um valor para a família, quando as crianças vêem os seus pais, avós, tios, lendo; quando vêem livros pela casa; quando são levadas a livrarias e outros espaços culturais em que o livro está presente, é bem provável que se interesse por aquilo que é tão importante para as pessoas que lhe são queridas.
Da mesma forma que levam um casaco para o vosso filho, por precaução, levem também um livro, onde quer que vão. Deixem o livro pertencer à vossa rotina familiar e mostrem às crianças a facilidade com que o tempo ocioso pode ser transformado num momento de prazer.
Tal como se aprende a andar, andando, também se aprende a Ler, lendo.
Vamos todos colaborar nesta Missão …
Encantar a Criança pela Leitura!

Departamento de Educação Pré-Escolar

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Hastear da bandeira

Está marcada para a próxima quarta-feira dia 28 de Outubro de 2009, a cerimónia do hastear da bandeira do Eco-Escolas 2008-2009, recentemente atribuída à nossa Escola.
A cerimónia está marcada para as 15h30 no recinto da Escola.

Dia das Nações Unidas



Comemorou-se no dia 24 de Outubro o “Dia das Nações Unidas”.
Na Biblioteca da nossa Escola esteve patente uma exposição alusiva ao tema. Os trabalhos foram feitos pelos alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de História.

domingo, 25 de outubro de 2009

Alunos do 4.º ano vão almoçar na EB1

Depois de uma semana a almoçarem na Escola do 2.º e 3.º CEB de Oliveira do Hospital (local habitual), sendo transportados por um autocarro cedido pela Câmara Municipal, os alunos do 4.º ano sedeados na Escola Sede e agora temporáriamente na EB1 de Oliveira do Hospital, vão a partir de amanhã (26 de Outubro 2009), passar a almoçar na cantina desta Escola do 1.º CEB.
A refeição será fornecida pela Casa da Obra, a mesma que fornece a refeição das crianças que almoçam no serviço do ATL.
Com esta medida, deixa de ser necessário fazer deslocar as crianças no período de almoço.

sábado, 24 de outubro de 2009

Comemoração do dia mundial da alimentação

Todas as escolas do 1º Ciclo comemoraram o dia mundial da alimentação. Fizeram algumas actividades, das quais aqui deixamos alguns exemplos:
- Os alunos de Gavinhos viram um powerponit sobre a alimentação, ouviram a história do "Caldo de Pedra" de Maria Teresa dos Santos Silva. Completaram um poema sobre o Dia Mundial da Alimentação, construíram um pequeno texto baseado numa imagem e por fim fizeram um cartaz com os alimentos saudáveis e alimentos perigosos;
- A escola do 1º ciclo de Galizes realizou actividades em articulação com o Jardim-de-infância: visualizaram um powerponit sobre a alimentação; ouviram a história “ O nabo Gigante” de António Torrado; fizeram marmelada e salada de fruta – A marmelada comeram ao lanche e a salada de fruta à sobremesa do almoço,
- Os alunos da turma B de S. Paio de Gramaços foram apresentar ao Jardim de S. Paio e aos alunos da turma A desta escola duas canções e um teatro sobre alimentação.Seguidamente fizeram uma sopa de letras, e um desenho alusivos à lenda "Sopa de Pedra". Para sensibilizar os E.E. os alunos vão pedir aos pais que os ajudem a elaborar uma receita de sopa.- A turma A da Escola de Bobadela fez um doce da abóbora.
- Santa Ovaia – fizeram um trabalho colectivo em forma de desdobrável sobre a alimentação. Também pesquisaram sobre a alimentação, fizeram espetadas de fruta, visionaram as apresentações sobre as cores na alimentação e a história do caldo de pedra.

Herta Müller foi escolhida como a escritora do mês


A Equipa da Biblioteca escolheu Herta como a escritora do mês.
Herta Müller, escritora, poetisa e ensaísta, nasceu no dia 17 de Agosto de 1953, na Roménia, mas naturalizada alemã. Este ano, foi galardoada com o Prémio Nobel da Literatura. Estudou alemão e literatura romena, na aldeia onde nasceu e, trabalhou, mais tarde, numa fábrica em Timisoara, como tradutora, até ser demitida das suas funções, por não ter colaborado com a polícia política de Nicolae Ceaucescu.
A sua obra trata nomeadamente da vida na Roménia sob a ditadura de Ceaucescu, abordando a questão das minorias alemãs em países da Europa Central, no pós-guerra. A Academia Sueca justifica esta escolha, afirmando que a autora, “com a densidade da poesia e a franqueza da prosa, descreve as paisagens dos desfavorecidos”. É a 12ª mulher distinguida com este importante galardão.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Dia da Mundial da Alimentação


Tal como já tínhamos divulgado comemorou-se no passado dia 16 de Outubro de 2009, o “Dia Mundial da Alimentação”.
A Biblioteca da nossa Escola comemorou este dia sob o tema “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens.”.
Comer deve ser um prazer, mas não devemos esquecer que variar e consumir frutas e vegetais são o segredo de uma alimentação saudável.
Neste dia a equipa da biblioteca em conjunto com o departamento de Matemática e Ciências Experimentais, dinamizaram uma sessão de esclarecimento que contou com a colaboração da Delegada do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital – Dra. Guiomar.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mudança decorreu com normalidade



Os alunos do 4.º ano da Escola do 1.º de Oliveira do Hospital regressaram hoje provisoriamente à EB1, face à implementação do Plano Tecnológico, na Escola Sede.
A recepção e o início das actividades lectivas decorreu com toda a normalidade, hoje de manhã.
Os alunos já estão plenamente integrados, numa Escola que já foi sua.
Os Pais / Encarregados de Educação podem ficar descansados, com esta alteração realizada de uma forma repentina. Não nos foi possível encontrar outra solução que não esta.
Aproveito também para informar:
- Existe uma sala para os alunos que não frequentam as aulas das AEC´s e que habitualmente ficavam enquadrados na nossa Biblioteca;
- Os alunos que costumam almoçar na nossa cantina, vão continuar a fazê-lo no mesmo local nos próximos dias. O Agrupamento já garantiu um transporte para deslocar os alunos gentilmente cedido pela Autarquia. Relativamente à compra da senha para o almoço do dia seguinte, os alunos irão comprar a mesma assim que cheguem à Escola Sede (antes de almoçarem).
Hoje os alunos chegaram à Escola Sede para almoçar às 12h15 e às 13h16 já estavam a entrar novamente na Escola do 1.º CEB.
Solicitamos mais uma vez a melhor compreensão de todos os Pais / Encarregados de Educação.
O Director:
Luis Carlos Silva Ângelo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Plano Tecnológico implica deslocalização de alunos para a EB1 de Oliveira do Hospital



Informação aos Pais / Encarregados de Educação

A implementação do Plano Tecnológico em todas as escolas do país é hoje uma realidade, no entanto, tem trazido muitos constrangimentos ao funcionamento das mesmas.
Neste momento a Escola sede do Agrupamento já foi contemplada com computadores e videoprojectores.
Estamos agora na fase da aplicação de pontos de rede e Internet em todos os espaços da escola.
A colocação dos pontos de rede e da Internet na nossa Escola teve o seu início nos primeiros dias de Outubro de 2009, com a colocação de cabos subterrâneos.
Depois tivemos de mandar suspender os trabalhos à empresa, pois a fase seguinte é a de colocação de cabos e calhas técnicas em todos os pavilhões e salas de aula.
Ora aqui é que reside o nosso maior problema.
Face às 33 turmas existentes na Escola, incluindo as 3 do 4.º ano, há determinadas horas do dia (principalmente de manhã) em que não existem salas livres.
Os trabalhos atrás descritos implicam furos, marteladas e muitos outros barulhos que prejudicam directamente o normal funcionamento das actividades lectivas. Foi por isto que os trabalhos estiveram suspensos por duas semanas, pois só tínhamos condições para estes se iniciassem após as 17h10.
Após algumas conversas com a empresa e DREC, constatámos que se tornava inviável o horário por nós pretendido.
Fomos então quase “encostados à parede”. Ou arranjávamos solução ou não teríamos Internet, pelo menos, tão cedo.
Não podíamos correr o risco de deixar passar a implementação da Internet na nossa Escola e irmos para o fim do resto da lista das Escolas do país.
Houve muitas Escolas que tiveram a feliz sorte, de ter tido estas intervenções no período de férias escolares. Mas muitas estão agora na nossa situação.
No dia de hoje (19 de Outubro de 2009) pelas 9h30 fomos confrontados com a presença da empresa para iniciar os trabalhos.
Houve porém a cedência e flexibilização relativamente aos horários. A empresa irá começar os trabalhos diariamente apenas às 14h00. Prevê-se que esta empreitada demore cerca de 45 dias.
Tivemos na manhã do dia de hoje que tomar várias decisões.
Sabemos dos constrangimentos que as decisões que tomámos acarretam, mas não tivemos outra opção.
Muitos dos nossos alunos terão de ter aulas durante este período em espaços improvisados para o efeito.
Quisemos no entanto evitar a menor perturbação nas 3 turmas do 4.º ano.
Para isso iremos deslocalizar as turmas para a Escola do 1.º CEB de Oliveira do Hospital, evitando que andem a saltitar dentro da nossa Escola em espaços improvisados.
Na Escola do 1.º CEB de Oliveira do Hospital as 3 turmas irão ocupar, uma sala de aula livre e a nova Biblioteca Escolar (que ainda não foi inaugurada), que possui dois espaços distintos.
Apresentamos nesta informação fotografias dos espaços aqui descritos para que os pais possam ficar mais descansados, relativamente às condições que os seus filhos vão encontrar.
Relativamente aos almoços, o ponto de situação é o seguinte:
- Amanhã dia 20 de Outubro de 2009, os alunos irão almoçar à Escola sede, em virtude de já terem senha. Estamos a enveredar esforços para que a autarquia disponibilize um autocarro para deslocar os alunos neste período;
- Para os próximos dias há duas hipóteses: os alunos continuarão a almoçar na Escola sede, com a garantia de transporte, ou almoçam na própria Escola do 1.º CEB. Para que esta segunda hipótese seja uma realidade, estamos a contactar Empresas / Instituições que garantam este serviço. Durante o dia de amanhã – 3ª feira, 20 de Outubro de 2009, iremos prestar todas as informações aos pais.
Estas decisões apenas estão relacionadas com o Plano Tecnológico e são de carácter provisório. Não existe nada por detrás disto, como já ouvi por aí.
Peço desculpa aos pais por não ter tido tempo de os convocar e informar pessoalmente.
Fi-lo através de uma informação escrita a todos e também do contacto telefónico das professoras dos vossos filhos.
Esta é uma intervenção que vai permitir melhores condições.
Solicito a melhor compreensão e colaboração de todos.

O Director
Luís Carlos Silva Ângelo

Dia Mundial da Alimentação na EB1 de Oliveira do Hospital



A Escola do 1.º CEB de Oliveira do Hospital comemorou o “Dia Mundial da Alimentação”, tendo elaborado vários trabalhos alusivos ao tema.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Celebra-se a 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação, a data é conhecida actualmente em cerca de 150 países e foi comemorada pela primeira vez no ano de 1981. A data tem como finalidade alertar e consciencializar, o público em geral e os governantes, sobre as questões relacionadas com a alimentação e nutrição.
É no Pré-Escolar que a grande maioria das crianças tem o primeiro contacto com a alimentação fora do seio familiar. É uma fase em que desenvolve os seus sentidos e vai formando as suas preferências e é natural que recuse um ou vários tipos de alimentos. É a fase do “Eu não quero”, em que a criança, descobrindo as suas próprias preferências, diz não a tudo. É muito comum os pais usarem uma certa “chantagem” alimentar com a criança, dizendo que se não comer a sopa não vai jogar à bola, ou ainda que se não comer legumes, não vai comer a sobremesa. É uma táctica que muitas vezes resulta, porém, a criança passa a associar o facto de comer um alimento que não gosta a um prémio ou o não comer a um castigo, fazendo com que ela coma, apenas por obrigação. Há pequenos truques que se podem adoptar, para que a criança adquira hábitos alimentares saudáveis e que devem ser adoptados tanto na família como no Jardim de infância.
· Os pais precisam dar exemplo de alimentação saudável: as crianças copiam os modelos alimentares dos pais e de pessoas que admiram. Se a família tem bons hábitos, a criança incorpora-os com o passar do tempo. Quando ela rejeita qualquer alimento, o melhor é não insistir, mas sim dar o exemplo.
· Quando a criança recusa a refeição principal, não se deve oferecer outro alimento para lhe agradar ou para a compensar. Neste caso, o melhor é aguardar mais meia hora ou uma hora e oferecer novamente a mesma refeição.
· Devem evitar-se alimentos muito energéticos antes das refeições. Uma criança que come bolachas, doces ou qualquer outro alimento, antes do almoço ou do jantar, rejeitará a refeição e solicitará algo para comer logo depois, estabelecendo um ciclo vicioso.
· Deve privilegiar-se a ingestão de água em vez de refrigerantes.
· A criatividade é a chave na preparação de pratos super coloridos, quanto mais cores tiverem os alimentos, maior será o valor nutricional da refeição.
· As refeições devem ser tomadas, de preferência, à mesma hora e em ambiente calmo.
· Para uma alimentação saudável é necessário o consumo de todos os grupos de alimentos.
· Para além de uma necessidade fundamental, a alimentação é um dos factores do ambiente que mais afectam a saúde. Já não basta ter acesso a bens alimentares. É necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo das diferentes fases da vida.
Uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um normal desenvolvimento e crescimento, bem como para a prevenção de problemas de saúde ligados à alimentação.
(Departamento Pré-Escolar).
Esta data também se vai assinalar na Biblioteca da nossa Escola com o slogan "Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens".

Época do Gira-Volei arranca em Oliveira do Hospital



A época 2009/2010 do Gira-Volei teve ontem (14 de Outubro), o seu arranque oficial em Oliveira do Hospital. Na parte da manhã, os elementos do Departamento Técnico responsáveis pelo Gira-Volei na Federação Portuguesa de Voleibol, com a colaboração dos professores locais, organizaram um Torneio de Gira-Volei na Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital. De tarde, foi realizada uma Acção de Formação dirigida aos monitores de Gira-Volei da região. O Centro de Gira-Volei de Oliveira do Hospital existe há cinco anos e regista já uma presença maciça de atletas nos Encontros Regionais e Nacionais. Este sucesso deve-se ao excelente trabalho da professora Dulce Albuquerque, uma das grandes dinamizadoras do projecto federativo no distrito de Coimbra.
site http://www.sovolei.com/

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dia Mundial dos Castelos



A Biblioteca da nossa Escola comemorou o "Dia Mundial dos Castelos" e tem patente uma exposição de vários trabalhos feitos pelos alunos e seus pais de forma livre.

Esta exposição pode ser visitada até à próxima 4ª feira,

Parabéns pelos trabalhos apresentados.