segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Plano Tecnológico implica deslocalização de alunos para a EB1 de Oliveira do Hospital



Informação aos Pais / Encarregados de Educação

A implementação do Plano Tecnológico em todas as escolas do país é hoje uma realidade, no entanto, tem trazido muitos constrangimentos ao funcionamento das mesmas.
Neste momento a Escola sede do Agrupamento já foi contemplada com computadores e videoprojectores.
Estamos agora na fase da aplicação de pontos de rede e Internet em todos os espaços da escola.
A colocação dos pontos de rede e da Internet na nossa Escola teve o seu início nos primeiros dias de Outubro de 2009, com a colocação de cabos subterrâneos.
Depois tivemos de mandar suspender os trabalhos à empresa, pois a fase seguinte é a de colocação de cabos e calhas técnicas em todos os pavilhões e salas de aula.
Ora aqui é que reside o nosso maior problema.
Face às 33 turmas existentes na Escola, incluindo as 3 do 4.º ano, há determinadas horas do dia (principalmente de manhã) em que não existem salas livres.
Os trabalhos atrás descritos implicam furos, marteladas e muitos outros barulhos que prejudicam directamente o normal funcionamento das actividades lectivas. Foi por isto que os trabalhos estiveram suspensos por duas semanas, pois só tínhamos condições para estes se iniciassem após as 17h10.
Após algumas conversas com a empresa e DREC, constatámos que se tornava inviável o horário por nós pretendido.
Fomos então quase “encostados à parede”. Ou arranjávamos solução ou não teríamos Internet, pelo menos, tão cedo.
Não podíamos correr o risco de deixar passar a implementação da Internet na nossa Escola e irmos para o fim do resto da lista das Escolas do país.
Houve muitas Escolas que tiveram a feliz sorte, de ter tido estas intervenções no período de férias escolares. Mas muitas estão agora na nossa situação.
No dia de hoje (19 de Outubro de 2009) pelas 9h30 fomos confrontados com a presença da empresa para iniciar os trabalhos.
Houve porém a cedência e flexibilização relativamente aos horários. A empresa irá começar os trabalhos diariamente apenas às 14h00. Prevê-se que esta empreitada demore cerca de 45 dias.
Tivemos na manhã do dia de hoje que tomar várias decisões.
Sabemos dos constrangimentos que as decisões que tomámos acarretam, mas não tivemos outra opção.
Muitos dos nossos alunos terão de ter aulas durante este período em espaços improvisados para o efeito.
Quisemos no entanto evitar a menor perturbação nas 3 turmas do 4.º ano.
Para isso iremos deslocalizar as turmas para a Escola do 1.º CEB de Oliveira do Hospital, evitando que andem a saltitar dentro da nossa Escola em espaços improvisados.
Na Escola do 1.º CEB de Oliveira do Hospital as 3 turmas irão ocupar, uma sala de aula livre e a nova Biblioteca Escolar (que ainda não foi inaugurada), que possui dois espaços distintos.
Apresentamos nesta informação fotografias dos espaços aqui descritos para que os pais possam ficar mais descansados, relativamente às condições que os seus filhos vão encontrar.
Relativamente aos almoços, o ponto de situação é o seguinte:
- Amanhã dia 20 de Outubro de 2009, os alunos irão almoçar à Escola sede, em virtude de já terem senha. Estamos a enveredar esforços para que a autarquia disponibilize um autocarro para deslocar os alunos neste período;
- Para os próximos dias há duas hipóteses: os alunos continuarão a almoçar na Escola sede, com a garantia de transporte, ou almoçam na própria Escola do 1.º CEB. Para que esta segunda hipótese seja uma realidade, estamos a contactar Empresas / Instituições que garantam este serviço. Durante o dia de amanhã – 3ª feira, 20 de Outubro de 2009, iremos prestar todas as informações aos pais.
Estas decisões apenas estão relacionadas com o Plano Tecnológico e são de carácter provisório. Não existe nada por detrás disto, como já ouvi por aí.
Peço desculpa aos pais por não ter tido tempo de os convocar e informar pessoalmente.
Fi-lo através de uma informação escrita a todos e também do contacto telefónico das professoras dos vossos filhos.
Esta é uma intervenção que vai permitir melhores condições.
Solicito a melhor compreensão e colaboração de todos.

O Director
Luís Carlos Silva Ângelo

Sem comentários: