terça-feira, 26 de outubro de 2010

À descoberta da ciência na educação Pré-escolar

No presente ano lectivo, os Jardins-de-infância do Agrupamento vão privilegiar actividades de cariz experimental, inseridas na área de conteúdo do Conhecimento do Mundo. Pretende-se que as crianças tomem parte activa na sua aprendizagem e sejam iniciadas em procedimentos e formas de pensar próprias da construção do conhecimento científico.
A sala n.º 2 do jardim-de-infância de Oliveira do Hospital, fez uma experiência para fazer aparecer o Arco-Íris:
No dia 13 de Outubro ouvimos uma história que falava do Outono. No final aparecia um arco-íris. Todos nós já vimos um arco-íris e já aprendemos que aparece quando chove e faz sol, porque a luz do sol passa pelas gotas de água. Então resolvemos fazer aparecer um arco-íris. Fomos pesquisar no nosso livro de experiências para saber qual o material necessário: uma bacia com água, um espelho e uma parede branca. Como era necessário que o sol entrasse na nossa sala, adiámos para o dia seguinte. E a experiência correu muito bem !!! A luz do Sol bateu na água da bacia, reflectiu no espelho e na parede apareceu o arco-íris.Todos nós experimentámos fazer um arco-íris e divertimo-nos muito.
Departamento V – Pré-escolar

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei muito contente ou abrir esta página, e ver a foto do meu filhote Rafael da sala 2 do jardim de infancia de Oliveira do Hospital, e que experiencia tao engracada que realizaram os meus parabens continuem ,mae Elisabete Mendes!

Anónimo disse...

Boas práticas são precisas na nosso ensino.... continuem!